A usabilidade dos produtos desenvolvidos pelos futuros designers da UniBrasil será avaliada por meio de um método investigativo em que o usuário faz a experimentação. O método Persona, como é chamado, contará com a participação de atores do Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil, que representarão os personagens criados pelos acadêmicos.
A atividade será aplicada na disciplina de Projeto de Produto II, pela professora e coordenadora do curso de Design da Instituição, Débora Jordão. “A contribuição dos atores do Grutun! nesse processo será muito valiosa, pois eles apresentarão outros pontos de vista além dos contemplados pelos alunos para estes usuários”, afirma a coordenadora. Os atores testarão a usabilidade em modelos para teste – produtos confeccionados em tamanho natural com a finalidade de experimentação.
Por meio do método Persona, os estudantes criam e analisam o usuário por meio da ferramenta Storytelling – uma narrativa criativa como contar uma história -, e o grupo de teatro entra em cena assim que os projetos saem do papel. Segundo Débora Jordão, o trabalho com o usuário real pode ficar limitado, já que sendo avaliado, este poderá se comportar de forma diferente da usual, ou como agiria se estivesse sozinho em casa.
O Grutun! dará vida às dez personagens criadas pelos alunos nos dias 14 e 21 de maio, utilizando o cenário composto pelos próprios alunos para os modelos de suas criações. Entre as personagens está Amelie, uma garota que, de acordo com o Storytelling desenvolvido pelos estudantes, veio do interior e mora sozinha na capital, gosta de fotografia e de design e costuma trabalhar em casa, porém, não tem iluminação adequada para isso. O produto projetado pelos acadêmicos para este cenário é uma luminária, um dos dez produtos que terão a sua usabilidade testada.