Facebook anuncia família de aplicativos sociais para Android

Mark Zuckerberg anunciou na tarde desta quinta-feira o Facebook Home, aplicativo gratuito para Android que tem o objetivo de transformar qualquer smartphone com o sistema operacional do Google em uma espécie de “celular do Facebook”. O aplicativo modifica a aparência do Android e coloca fotos, atualizações e chats na tela inicial do usuário, permitindo que ele acesse o conteúdo da rede social a qualquer momento, sem precisar abrir um app específico.
O CEO da maior rede social do mundo abriu o evento em Menlo Park, onde fica a sede da empresa californiana, e explicou que o Facebook Home é menos um aplicativo e mais uma nova forma de interagir com o celular. “O que aconteceria se os telefones fossem feitos pensando em pessoas, não em apps?”, questionou Zuckerberg, afirmando que o Facebook Home foi feito com foco nos usuários e não nas aplicações.
Por isso, o Facebook Home foi construído para entregar, antes de mais nada, as informações da rede social quando o usuário acessa o telefone. A tela inicial, em vez de uma lista de ícones de apps, foi transformada no “cover feed” – ou “feed de capa”, em português -, e vai exibir as últimas atualizações do newsfeed do usuário. “A tela inicial é a alma do celular”, resumiu Zuckerberg.
Os conteúdos do cover feed vão interagir como no newsfeed: é possível curtir, comentar e compartilhar. Algumas funções foram, inclusive, simplificadas: no caso do “like”, basta tocar a foto ou post duas vezes.
O aplicativo estará disponível para download a partir do 12 de abril, inicialmente apenas para smartphones, e não para tablets. Quem já tiver o app do Facebook instalado receberá uma notificação de update na semana que vem, e poderá inclusive testar o Home uma vez antes de decidir usá-lo como aplicativo padrão para a rede social.