Feira do Empreendedor será modelo para evento similar no Peru

O Cofide (Corporación Financiera de Desarrollo S.A.), instituição financeira que atua com investimentos e desenvolvimento no Peru, participa da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná. Daniel Calderón, representante do organismo internacional, foi recebido neste final de semana, por comitiva do Sebrae/PR.
Segundo Luiz Antonio Rolim de Moura, consultor do Sebrae/PR e que atua junto ao apoio à cooperação internacional da entidade, o Cofide é importante aliado do Sebrae Nacional no Peru. “A visita técnica do representante do Cofide faz parte da agenda de cooperação do Sebrae Nacional por meio da Unidade de Assessoria Internacional, com foco no intercâmbio de boas práticas. A expectativa é conhecer a experiência e organização do evento, reconhecido pela sua qualidade.”
Daniel Calderón afirma que a metodologia e organização da Feira do Empreendedor 2013 – Paraná servirá de modelo para Feira do Empreendedor que será realizada de 10 a 13 de outubro em Lima, no Peru. “Percebemos que existem muitas semelhanças nas micro e pequenas empresas brasileiras e peruanas. Já as diferenças estão no número de informais, que ainda é muito grande, por exemplo. Dos cerca de 4 milhões de pequenas empresas, apenas 1 milhão é formal”, explica.
Assim, complementa o representante do Cofide, o evento será no mesmo formato, mas adaptado para às necessidades específicas das micro e pequenas empresas peruanas. “Já estamos pensando a Feira há três anos, com o auxílio do Sebrae Nacional. Conferir de perto a organização ajuda a programar melhor as atrações do evento. As palestras serão nos mesmos moldes e queremos, até, utilizar os games disponíveis aqui na Feira em Curitiba, que aproximam o empresário e os fazem pensar nos negócios.”
A entidade atua no apoio ao ambiente dos pequenos negócios e no acesso ao crédito no Peru. “A Feira do Empreendedor traz inúmeras soluções para micro e pequenas empresas. Assim, tornou-se uma oportunidade de benchmarking (busca de melhores práticas) para o Cofide”, salienta Rolim. Na visita ao Brasil, Daniel Calderón participou, também, de encontro com o Sebrae Nacional e representantes da Unidade de Assessoria Internacional no Rio de Janeiro, mantendo agenda de cooperação e intercâmbio produtivo.