Gelatina pode entrar na dieta para emagrecer

O primeiro passo para quem precisa perder peso é ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais e água. E os doces? A nutricionista credenciada da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Flávia Sguario, explica que as sobremesas também podem entrar no cardápio, mas com moderação. E uma das opções para saciar a vontade de alimentos saturados de açúcar, e que ainda faz bem para a pele, é a gelatina.
“Esta sobremesa é fonte de proteínas e ajuda na saciedade para quem está de dieta, porém, o indicado é que o consumo não seja diário, mas que a pessoa altere o cardápio com frutas e sal de frutas, por exemplo, para variar as fontes de nutrientes”, diz. A nutricionista explica que, devido a presença de corantes, o consumo exagerado da gelatina pode causar alergias e uma série outras reações no organismo, como irritação estomacal.
A gelatina possui aminoácidos na sua composição, que provocam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome por mais tempo. E quem, mesmo assim, prefere evitar o consumo de açúcar, pode optar pelas gelatinas diet. Para deixar a sobremesa ainda mais saborosa, a gelatina pode ser preparada com iogurte desnatado ou iogurte com sabor, dependendo da preferência ou da particularidade de cada um.
“Diabéticos, por exemplo, podem usar os iogurtes sem açúcar, diet ou desnatados. Quem quer controlar peso pode usar a versão light e quem não tem problemas com peso ou colesterol alto, pode usar o integral”, orienta Flávia.
A gelatina, por ser rica em colágeno, um tipo de proteína, atua diretamente na saúde dos cabelos, unhas e ossos, além contribuir com a elasticidade da pele e no combate à flacidez.