O LANAC acaba de incluir em sua lista de exames as modernas metodologias QUALICHIP e QUALISCAN. Os testes de genética preventiva, ou medicina personalizada, são capazes de revelar riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças a partir da coleta de células da mucosa bucal. O laboratório é o único a oferecer esse modelo de exame em Curitiba. De acordo com especialistas, a detecção de qualquer doença grave em seus primeiros estágios é essencial para o sucesso do tratamento e é nisso que se baseia a medicina de precisão, como também é chamada.
Os testes podem diagnosticar a maioria das doenças genéticas conhecidas atualmente e, ainda, indicar aos pacientes sugestões de mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida para preveni-las. O responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski, salienta que os testes não revelam se o paciente terá ou não determinada doença, mas se ele tem chances de desenvolvê-la em algum momento da vida. “Assim, pessoas mais predispostas a determinadas patologias podem adotar medidas preventivas simples ou assumir procedimentos mais rígidos para a prevenção, de acordo com orientações do médico”.
Entre os exames disponibilizados está o Saúde e Longevidade, que possibilita avaliar o risco de doenças associadas ao envelhecimento, como problemas cardiovasculares, osteoporose, inflamações crônicas e alguns tipos de câncer relacionados aos hormônios. Já o exame Cardiovascular Total realiza o rastreio de diversas variações genéticas que estão associadas às manifestações de doenças cardiovasculares como a aterosclerose e a trombose venosa profunda, entre outras. Outro teste interessante é o Perfil Genético de Nutricional, que investiga como o paciente gerencia os nutrientes ingeridos, possibilitando a elaboração de uma reeducação alimentar de acordo com o metabolismo do indivíduo.
A técnica já está disponível no LANAC e é oferecida em todos os postos de coleta. Os testes podem ser realizados por qualquer pessoa, sem limite de idade e sem necessidade de jejum antes da coleta do material. Contudo, para submeter-se ao exame é necessária uma requisição médica. O médico solicitante passará o laudo e as respectivas explicações sobre os resultados ao paciente.