Um golpe que cada vez mais se alastra pelas redes sociais é o que promete mudar a cor do Facebook dos usuários. Esse tipo de praga, segundo o analista de malware da Kaspersky Fábio Assolini, cria uma rede de cliques fraudulentos, fazendo com que os criminosos lucrem exibindo anúncios intrusivos no navegador das vítimas e roubando dinheiro de programas de links patrocinados, como o AdSense, do Google.
Esse tipo de golpe se diferencia da maioria dos malwares tradicionalmente desenvolvidos no País. Segundo a Kaspersky, 95% das ameaças são do tipo trojan, que visam o roubo de informações e dados financeiros das vítimas. O golpe “mude a cor do seu Facebook”, por outro lado, usa um adware, um programa malicioso criado para exibir anúncios e que pode redirecionar o internauta para sites promocionais, sequestrando o navegador ou a página inicial.
Depois de instalado, o plugin “PimpMyWindow” – disponível em três navegadores – usa o perfil da vítima para disseminar o golpe, publicando automaticamente a mensagem “Cansado da cor do seu facebook? Faça como eu, mude você também!”. A Kaspersky alerta que esse adware realmente pode mudar as cores de fundo do navegador Chrome, mas compromete toda a privacidade do usuário e põe seus dados em risco.
Para quem está com o plugin malicioso instalado, a Kaspersky recomenda a remoção imediatamente, pois o cibercriminoso por de trás do golpe pode interceptar os dados durante a navegação, direcionar a vitima para páginas maliciosas ou até mesmo roubar credenciais de serviços e contas online. Para desinstalar o plugin, basta procurar pela extensão “PimpMyWindow” ou “MudeACorDoSeuPerfil” no navegador e clicar em remover.