Hábitos saudáveis reduzem as chances de desenvolver incontinência urinária

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou a campanha “Segura aí”, que alertará a população sobre as medidas que devem ser adotadas para atenuar e mesmo curar problemas de incontinência urinária.
Ter hábitos saudáveis, não fumar, não beber, diminuem a possibilidade de a pessoa desenvolver esse problema. Em até 40% dos casos de mulheres grávidas, durante a gestação ou logo após o parto, pode haver algum episódio de perda de urina.
A perda de urina ocorre também em casos de homens com câncer que são submetidos a cirurgia para remoção da próstata. Esse é o tumor mais frequente na população masculina brasileira. Os exercícios do assoalho pélvico logo após a cirurgia podem fazer com que o homem recupere a continência urinária de maneira mais precoce. Pacientes obesos também podem sofrer com o problema.
Outro tipo é a chamada incontinência por esforço, que ocorre ao tossir, espirrar ou durante algum exercício físico. Nesses casos, pode ser implantado através da vagina, abaixo da uretra, um tipo de tela para manter a uretra em posição durante os esforços. Essa cirurgia faz com que até 90% dos pacientes tenham melhora ou cura no médio prazo.
A campanha da SBU também está sendo feita no portal www.incontinenciaurinaria.com.br, criado para a ação.