A Academia BLZ recebeu a visita do hair stylist Alex Andrade, para um workshop a dezenas de profissionais de variados e importantes salões de beleza de Curitiba. Ele atua no Torriton Beauty & Hair e é fundador do grupo técnico e artístico The Theam, ao lado do chileno Cristian Flores Burgos. Paulistano, formado em Bolonha (Itália), Alex Andrade revelou as principais tendências de cortes, como o uso de linhas expressivas e formas, seja para mulheres ou homens, além de várias dicas e segredos.
“Temos cabelos mais retos, com corpo no comprimento e muito movimento na parte superior, o que realça os traços, levanta a expressão e é prático para qualquer pessoa”, explica. O grande segredo para definir o corte ideal dentro deste conceito é que o profissional realize um bom diagnóstico e aplique o visagismo, antes de qualquer ação no cabelo do cliente. “Nem sempre o que queremos é o que precisamos. O cliente pode levar uma referência, mas cabe ao cabeleireiro definir a melhor opção, com base nos traços da pessoa, comportamento, dia a dia e outras características. Esta conversa é fundamental.”
A franja está em alta entre as mulheres e é um detalhe que o hair stylist aprecia. Para o profissional, é ideal para quem não quer mudar, porém não pretende radicalizar no novo visual. “É uma boa pedida para quem não quer perder comprimento”. Para os fios masculinos, a sugestão é o corte com tesoura e bons desfiados. “É uma solução que permite ao homem estar arrumado para o trabalho e cool para a noite, com a ajuda de produto finalizador”.
E para ter sempre um resultado de salão de beleza após qualquer corte, Alex Andrade sugere o uso de produtos para manutenção, como os cosméticos da marca Keune, que têm distribuição em Curitiba pela CLM Cosméticos. “É fundamental para valorizar o look, seja para cortes masculinos ou femininos”, diz.
O hair stylist Alex Andrade não aponta uma cor tendência, pois depende muito de gosto, mas sugere uma fusão entre quente e frio com tons de dourado e mel. Cria um efeito fantástico tanto de dia como de noite, destaca ele. Independentemente da cor escolhida, ele afirma que a tonalidade deve partir naturalmente em relação aos detalhes. “O reflexo não pode ter um ponto de partida marcado, deve nascer no cabelo, sem criar faixar, como acontece em um efeito degradê, no qual as cores se fundem delicadamente, sem impacto”, avalia. E a principal dica de Alex Andrade é assumir os fios que tem. “Por vezes, a pessoa não assume por falta de informação ou de boas dicas de cortes, cores e produtos.”