Estimativas do Instituto Datacenso apontam um crescimento médio do varejo em Curitiba no mês de julho de 3% em relação a junho. Mas, com a onda de frio e a corrida às compras, lojas de alguns setores chegaram a vender mais do que no período que antecede o Natal.
Exemplo disso é a Daju. A rede curitibana especializada em produtos de cama, mesa e banho, fechou o período de inverno com vendas 100% maiores do que no Natal, data considerada a mais forte do comércio. “O frio trouxe ainda mais consumidores às liquidações típicas desta época do ano”, comemora a gerente de marketing da loja, Juliane Karsten Lorenz.
Com esse reforço, as vendas de inverno da empresa totalizaram quatro vezes mais que as do mesmo período em 2012 e devem repercutir no segundo semestre. “Na contramão das fracas vendas do setor em geral, já vínhamos apresentando crescimento de 40% no semestre. E nossa expectativa se elevou muito após essas vendas”, conta Juliane.
O resultado vem respaldado pela estratégia comercial da Daju, que analisa as tendências do mercado nacional e do exterior e trabalha com a importação direta. “Nossa equipe viaja anualmente para diversos países para acompanhar e selecionar as peças que serão importadas. Hoje, devido a alta concorrência no setor e com o objetivo de conseguirmos sempre o menor preço com boa qualidade, optamos em buscar alguns artigos de alto giro nas importações”, explica Juliane.