
O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa assinaram nesta terça-feira (09/05) convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização dos Jogos Escolares da Juventude de 2017 – categoria 12 a 14 anos. As competição vai trazer a Curitiba aproximadamente cinco mil atletas de 27 estados, de 12 a 21 de setembro.
A estimativa de investimento do COB na realização do evento é de R$ 7 milhões, que inclui aproximadamente 23 mil diárias de hospedagem e um forte estímulo ao turismo local.
“Esta é uma competição que fortalecerá nossa economia e nosso turismo, mas que também é culturalmente importante no sentido de fomentar o ideal olímpico, despertando valores, estimulando o trabalho em equipe, a superação de barreiras e contribuindo para a formação de vida dos jovens”, disse Greca.
Richa destacou a união do Estado, Prefeitura e COB para a realização do evento, que incentiva a prática esportiva e afasta crianças e adolescentes das drogas e da violência, e promove o aquecimento da economia de Curitiba.
“Além do benefício que o esporte traz para a melhoria da qualidade de vida, a realização dos jogos contribui para o desenvolvimento do município, com aporte de recursos do COB que irão fortalecer o comércio, serviços e geração de emprego”, disse o governador.
De acordo com o gerente-geral de Juventude do COB, Edgar Hubner, Curitiba foi escolhida como sede por ter uma estrutura que atende o caderno de encargos da competição, que inclui rede hoteleira, transporte, instalações esportivas e não esportivas, aeroporto adequado e, especialmente, vontade política do prefeito e governador para a realização do evento.
Também prestigiaram a assinatura do convênio o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, o secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e os vereadores Tiago Ferro, Jairo Marcelino, Rogério Campos e Paulo Rink.
Modalidades
Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em 16 espaços esportivos e terão competições em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez.
A competição é reconhecida como um dos principais celeiros do esporte brasileiro e já revelou atletas como o armador de basquete Raulzinho (que atualmente joga na NBA pelo Utah Jazz), a campeã mundial e medalhista olímpica Mayra Aguiar (judô), a campeã olímpica Sarah Menezes (judô), a campeã pan-americana Franciela Krasucki (atletismo) e o campeão pan-americano Hugo Calderano (tênis de mesa).