Lançamento de satélite coloca Oi TV em novo patamar no mercado da TV paga

Entrou em órbita na noite de ontem o satélite SES-6, equipamento que irá ampliar e aprimorar os serviços oferecidos pela Oi TV. A Oi é a principal usuária do satélite, que partiu ontem da base de Baikonur, no Cazaquistão. O satélite SES-6 é o de maior capacidade de transmissão de canais DTH (direct-to-home) em operação no Brasil, e dispensa fibra ótica para chegar às residências dos clientes Oi. O satélite dará à Oi um diferencial competitivo no mercado de TV por assinatura. A previsão é de que os benefícios levados pela nova tecnologia cheguem aos clientes Oi TV entre o segundo semestre deste ano e primeiro trimestre do ano que vem.
Com o SES-6, a Oi alcança um novo patamar no mercado de TV por assinatura, consolidando a posição de única operadora de telecomunicações do Brasil a atuar como quadruple play, oferecendo voz, dados, internet e televisão a seus clientes, com uma tecnologia de ponta.
O satélite geoestacionário (que permanecerá em um ponto fixo no Equador em relação à Terra), lançado em parceria com a operadora de satélites SES, foi construído pela EADS Astrium em Toulouse, na França. Com o SES-6, além de aperfeiçoar a qualidade e a cobertura do seu sinal, a Oi TV terá maior capacidade de oferta de canais HD na grade de programação e irá transmitir todos os seus conteúdos no formato digital.
A tecnologia contratada pela Oi é de última geração, e uma das mais avançadas em termos de transmissão via satélite. Com o lançamento, novos serviços na área de pay-per-view e interatividade vão passar a ser oferecidos. Um novo set-top box (decodificador) será lançado pela Oi TV para a recepção do sinal, ampliando a capacidade de interação dos assinantes com o serviço.
“Com o SES-6, alcançamos um novo nível em um dos pontos mais importantes na evolução dos serviços da TV paga, que é a capacidade satelital”, avalia James Meaney, COO da Oi. “Estaremos aptos a atender a demanda dos consumidores por uma maior diversidade de canais, muitos deles em alta definição, o mais rápido possível”.
“Esse importante acordo de uso de capacidade de uma grande parte dos transponders de banda Ku do SES-6 habilita a Oi a lançar uma nova plataforma em DTH para o mercado brasileiro”, afirma Romain Bausch, presidente e CEO da SES. “O acordo é um salto para nós, em um mercado muito importante e de crescimento dinâmico, demonstrando como os satélites são importantes para as companhias de telecomunicação e no desenvolvimento de serviços convergentes. Em adição, substituindo antecipadamente o satélite NSS-806 e adicionando nova capacidade em banda C, o investimento no SES-6 reflete o fortalecimento de nosso foco no mercado latino-americano.”
A Oi TV conta com 837 mil assinantes atualmente, dos quais 60% têm conteúdo em HD – a média do mercado é de 28%. Desde dezembro de 2012, 100% dos novos clientes contratam pacotes HD. Os dados refletem a estratégia da empresa com a universalização da tecnologia de transmissão de TV em alta definição (HD). Entre as ofertas de Oi TV há pacotes HD por menos de R$ 70, proporcionando economia e conveniência para seus clientes. Um exemplo é o Oi TV Mais HD, o pacote de entrada mais completo do mercado, com 70 canais, sendo 17 em HD, a R$ 39,90, nos três primeiros meses, para clientes que já têm ou que contratarem também os serviços Oi Fixo ou Oi Velox.