Livro do empresário André Caldeira é finalista do Prêmio Jabuti

O livro “Muito trabalho, pouco stress – conheça Joe Labor, e talvez um pouco mais sobre você”, lançado no final de 2012 pelo empresário André Caldeira, é um dos finalistas do prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração e Negócios. A obra – lançada pela editora Évora – é a primeira escrita por Caldeira, que procurou trazer ao leitor uma reflexão sobre a dificuldade que muitos executivos sentem em equilibrar o excesso de trabalho com diferentes aspectos da vida pessoal, como a convivência familiar e a manutenção da saúde.
O Jabuti é considerado o mais tradicional prêmio do livro no país e tem como objetivo destacar a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Para Caldeira, concorrer ao prêmio é uma grata surpresa. “Fiquei surpreso, mas muito feliz com a indicação, tanto pelo reconhecimento como pelo fato de um livro sobre estresse profissional estar ao lado de grandes temas da área, como economia e sustentabilidade”, destaca. Os vencedores do Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), serão revelados no dia 17/10. A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá no dia 13/11 (quarta-feira), na Sala São Paulo.
O livro ““Muito trabalho, pouco stress – conheça Joe Labor, e talvez um pouco mais sobre você” apresenta a vida atribulada do personagem Joe Labor, um workaholic que vive uma rotina de trabalho extenuante e repleta de stress e preocupações. O personagem vive para o trabalho, sem nunca sentir que está no controle de sua vida profissional. Com essa rotina, sobra pouco tempo para as pessoas próximas, para a vida pessoal, para seu autoconhecimento e para a sua saúde.
De acordo com Caldeira, a intenção foi apresentar de forma atual a importância da busca pelo equilíbrio, discutir sobre os limites do trabalho e também reforçar o uso da disciplina para se planejar os compromissos da vida pessoal. “Acho que o livro traz um questionamento para o leitor sobre a forma como está dividindo seu tempo, para que as escolhas sejam mais conscientes e as rotinas ofereçam mais realização e chance de felicidade”, ressalta o escritor. Um dos destaques da obra são as ilustrações, presentes na capa e nas aberturas de seções da obra, que são de autoria do filho de André, Lucas Caldeira, de 12 anos.