
As crianças estão cada vez mais exigentes e cobram dos pais festas personalizadas e com brinquedos, o que tem feito a procura por buffets infantis aumentar a cada ano. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor tem um crescimento anual de aproximadamente 30% no País.
Com o mercado aquecido, a concorrência também é grande. Em 2011, segundo dados da Associação das Empresas de Buffets Infantis (Assebi), somente na cidade de São Paulo existiam cerca de 900 empreendimentos do tipo. Porém, se o setor está bem competitivo, os estabelecimentos que investem em brinquedos diferentes, atendimento personalizado e outras novidades, tendem a se destacar.
Foi analisando essa situação que o Buffet Boomerang, em São Paulo, resolveu buscar novas estratégias para conquistar novos clientes. “Encaramos uma longa e árdua reforma no início deste ano, que durou até os primeiros dias de março. Reformamos a fachada, a área interna e alguns brinquedos, buscando um ambiente mais ‘clean’. Mudei toda a equipe e contratei novos serviços de marketing, consultoria financeira e assessoria de imprensa,” conta a empresária Lucinda Costa, dona do tradicional espaço localizado no bairro Cidade Jardim, Zona Oeste da capital paulista.
Além disso, o buffet passou a oferecer novos cardápios de ‘finger foods’ (petiscos para comer com as mãos), junto com as tradicionais guloseimas de festas infantis já conhecidas pelo público. As mudanças realizadas foram positivas e a empresária está satisfeita com os resultados. “Hoje contamos com um buffet moderno e bonito, que oferece sempre o melhor nos serviços prestados, com muito carinho humano e atendimento personalizado para cada cliente e parceiro”, diz Lucinda.
E para quem está apostando forte nesse mercado, a expectativa é grande. Com a ascensão da classe C, o setor de buffet infantil é ainda mais promissor, isso levando em consideração que quase um quarto da população brasileira (24,08%) tem de 0-14 anos, segundo o último Censo do IBGE (2010).