Além da corrida para permanecer da liderança dos elétricos, a Tesla de Elon Musk também investe pesado em tecnologia de carro 100% autônomo. De acordo com o executivo, a marca terá o primeiro modelo circulando nas ruas até o fim de 2022; confira informações.
A Tesla é uma das marcas que mais investe em tecnologia de carros autônomos. A empresa já possui diversos sistemas de automação veicular disponível nos veículos, que inclusive já geraram diversas polêmicas envolvendo acidentes, nos Estados Unidos.
Porém, conforme anunciou Elon Musk durante uma conferência de energia, na Noruega, na última segunda-feira, 29, o primeiro carro 100% autônomo da Tesla deverá estar disponível até o fim de 2022.
Os modelos autônomos da marca usam a plataforma denominada de Full Self-Driving. Através dela, os veículos são capazes de realizar atividades como estacionar de forma independente, mudar de faixa, inclusive em rodovias, reconhecer placas de alerta e direções, bem como ter o entendimento de semáforos.
Contudo, a circulação dos veículos nas ruas norte-americanas não será tão simples assim, uma vez que é necessário uma série de aprovações de órgãos governamentais para a aprovação de modelos com esse tipo de tecnologia.
Para que o carro realmente seja lançado e disponibilizado ao público em grande escala, ele precisa da aprovação total de agentes de segurança e de órgãos regulatórios de cada país onde o modelo será ofertado.
É válido lembrar que os planos de Musk não envolvem limitar a venda o carro 100% autônomo somente nos Estados Unidos, mas expandir em escala global, com atuação em outros mercados, como a Europa, por exemplo.
Sistema em fase de testes
O fato é que faltam apenas quatro meses para o fim do ano, o que representa um curto período de tempo para que o software que ainda está em fase de testes seja aprovado e regulamentado por agentes locais onde o veículo atuará.
O sistema ainda exige um controlador habilitado para monitorar o veículo quando ele está com o sistema autônomo ativo.
Porém, recentemente, houve um aumento no preço da tecnologia no início desse mês, um sinal que há avanços no processo, uma vez que Musk anunciou que o software ficaria mais caro a medida que fosse mais aprimorada. Atualmente, o pacote com a tecnologia custa em torno de R$ 75 mil.
Que tal uma renda extra?
Musk ainda vê a possibilidade de uma renda extra aos proprietários dos carros autônomos, uma vez que eles podem usar a tecnologia para usar os modelos como serviços de transporte por aplicativo.
“Muitos carros estão em estacionamentos, então estamos gastando dinheiro, não apenas dirigindo os carros, mas armazenando-os em todo lugar.
Podemos nos livrar de muitos estacionamentos se você tiver um carro funcionando o tempo todo”, informou o executivo ainda esse ano, quando defendia a ideia dos autônomos.