Mutuários inadimplentes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) começaram, já nesta semana, a aderir ao Programa de Recuperação de Crédito, para regularizar o pagamento de seu imóveis. O programa foi lançado pelo governador Beto Richa, em parceria com Tribunal de Justiça, Defensoria e Ministério Público.
O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explicou que muitas famílias passaram por dificuldades e agora têm a chance de quitarem suas dívidas. “Sem contar que esses recursos pagos serão investidos no desenvolvimento da política habitacional do estado”, afirmou.
“Fizemos os cálculos e eles já efetuaram o pagamento na agência bancária. Temos certeza que muitos vão nos procurar nos próximos dias para regularizar a situação. Todos querem ter certeza que não precisarão sair de suas casas”, disse Daniel Bezerra, assistente imobiliário.
Com a assinatura do convênio, será colocado em prática o Programa de Recuperação de Crédito, instituído pela Lei 17.627, de 17 de julho de 2013. O objetivo é atender 26 mil famílias que possuem mais de três prestações do financiamento da casa própria em atraso, uma forma de afastar o risco de elas perderem seus imóveis. O total da dívida é de R$ 142 milhões. O programa prevê isenção de até 100% de juros de mora e multa.
Chaowiche explicou que o principal objetivo do convênio é garantir às famílias a segurança da propriedade dos seus imóveis. “Os recursos pagos pelos mutuários serão aplicados inteiramente na construção de novas casas populares”, garantiu.
Ele orientou que os mutuários que estão com parcelas em atraso procurem um dos 13 escritórios da Cohapar para regularizar a situação financeira. Os endereços e telefones dos escritórios podem ser consultados no site da Cohapar: www.cohapar.pr.gov.br.