Este será a primeira edição praticamente normal desde o início da pandemia da Covid-19, quando havia restrições para acompanhar as atrações
Com a volta da programação integralmente presencial, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 vai estimular a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio. A expectativa do Instituto Municipal o Turismo de Curitiba é de que o evento registre um crescimento de 10% no movimento de turistas e de público local em relação a 2019, último ano antes da pandemia da Covid-19.
A programação deste ano foi lançada ontem, na Prefeitura de Curitiba. Com o tema Celebre a Vida, durante 32 dias (22 de novembro a 23 de dezembro), a programação reunirá mais de 130 atrações gratuitas, a maior do país, quase todas ao ar livre, realizadas pela Prefeitura, patrocinadores e entes privados. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro.
Na última edição antes da pandemia, em 2019, a programação de Natal de Curitiba reuniu cerca de 746 mil pessoas segundo levantamento do Instituto. Do público que acompanhou os eventos, 106 mil eram turistas que tiveram uma taxa de permanência na cidade de quase quatro dias
Na pré-pandemia, o Natal de Curitiba movimentou R$ 71 milhões na economia local devido à programação de fim de ano. Já em 2021, o Natal de Curitiba, que manteve uma programação híbrida, registrou quase dois mil empregos diretos entre artistas e bastidores do evento.
“A 6ª edição chega para consolidar o Natal de Curitiba no calendário de eventos populares do país, onde turistas e a população local podem desfrutar de espetáculos e das atrações sem nenhum custo de maneira que sobre mais recursos para gastar na economia local”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal do Turismo de Curitiba.
Até o ano passado, as atrações seguiam os protocolos do município de combate à pandemia, com as atrações do Natal com distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento on-line para concertos, autos, óperas, passeios e apresentações drive-thru ou drive-in. (SMCS)
Novidade e retorno de atrações em 2022
Neste ano, o calendário do Natal de Curitiba volta a oferecer ao público atrações de grande sucesso, que ficaram suspensas nas duas edições anteriores em razão da pandemia.
Entre os retornos mais aguardados estão a roda-gigante com toda a Vila Electrolux na Praça Santos Andrade, o Carrossel do Condor no Passeio Público, o coral de crianças e adolescentes do Palácio Avenida e os espetáculos em clima de ópera no Largo da Ordem.
A abertura oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 será no dia 22 de novembro, com a estreia do auto de Natal do Largo da Ordem.
Também há novidades. Para esta edição, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais ganhou novos pontos de atração como a Praça Afonso Botelho, no Água Verde, em frente à Arena da Baixada. Com patrocínio do Clube Athletico Paranaense, o local terá decoração especial e espetáculo musical na concha acústica da praça.
Outro local que integrará a programação do Natal de Curitiba é o Hard Rock Café, no Batel. Além de uma programação com direito a Papai Noel na guitarra e espetáculos nas janelas, o patrocinador irá decorar a Rua Comendador Araújo com luzes de led e laços nos postes republicanos.
No Pilarzinho estará a outra novidade da edição. O Natal da Sustentabilidade vai levar ao Bosque Zaninelli atividades com a Família Folhas. Durante a noite o local se transforma em um palco natural para espetáculos barrocos, encenados por anjos e gôndolas no lago.
De ponta a ponta, o Natal abraçará a cidade com uma diversidade de espetáculos musicais, balé, show de luzes e muita decoração com árvores de Natal e rosáceas luminosas nos principais cartões-postais de Curitiba e nas Ruas da Cidadania, sem falar nas feiras especiais no Centro.
Circuitos natalinos de carro (drive-thru) nos parques Barigui e Náutico, presépio em tamanho natural no Parque Lago Azul, no Umbará, onde também terá o Natal da Família Moletta e muitas outras atrações natalinas para todos os gostos e idades.
Fonte: Bem Paraná