NFTs de música: como a tecnologia está mudando a indústria?

As NFTs estão revolucionando o mundo com sua tecnologia inovadora e muitas indústrias estão entrando nesse universo, sendo a indústria da música uma delas. As NFTs de música estão dando aos artistas controle criativo total sobre seus ativos digitais em um novo modelo para gerar novos fluxos de receita que evitam completamente o intermediário.

A indústria da música está passando por uma evolução e os NFTs estão na vanguarda dessa transformação.

Tradicionalmente, a indústria da música opera em um sistema fortemente baseado em royalties. Embora o streaming garanta royalties contínuos para um artista, a compra de um disco físico geralmente entrega um único pagamento ao músico, não importa quantas vezes alguém ouça o álbum. E se o fã que possui o disco o vender, o detentor dos direitos autorais não será pago novamente, tornando difícil para a maioria dos artistas ganhar a vida apenas com sua música. É aqui que entra a NFT de música.

Neste artigo, você aprenderá como os NFTs estão revolucionando a indústria da música.

O que são NFTs de música?

As NFTs de música são um certificado de propriedade de áudio exclusivo ou de uma peça musical que pode ser comprada ou vendida. Os NFTs fornecem prova inegável de propriedade por meio da tecnologia blockchain e vêm com uma certificação de autenticidade que pode ser verificada a qualquer momento.

Assim como os tokens de cripto, os NFTs são armazenados em um livro-razão distribuído, tornando-os difíceis de falsificar. Por meio da NFT de música, os artistas podem reivindicar a propriedade total de suas músicas sem precisar compartilhar seus lucros com intermediários como gravadoras ou advogados.

Diferentes formas de NFTs de música

Existem algumas formas diferentes de NFTs de música. Vamos explorar as diferentes maneiras pelas quais os NFTs mudaram a maneira tradicional de ouvir música.

Músicas e álbuns completos

Sempre quis ter o primeiro vinil de sua música ou álbum favorito? Agora você pode. Mais e mais artistas e músicos começaram a usar NFTs para se conectar com seu público, lançando músicas e discos exclusivos.

Recentemente lançado na Binance NFT, Trey Songz, cantor de R&B premiado, fez a curadoria de um NFT Mystery Box exclusivo que apresenta novas músicas inéditas e peças musicais exclusivas compostas pelo próprio Trey Songz.

Outro conjunto de NFTs na coleção inclui outras recompensas, como músicas mais recentes, oportunidade de fazer chamadas de zoom e co-criação musical única na vida com Trey.

Arte digital e fotos

A arte desempenha um papel importante na arte de um músico e, até certo ponto, na renda. A arte digital e as fotos podem incluir capas de álbuns de edição limitada, pôsteres e imagens exclusivas dos bastidores dos shows.

Ingressos para shows

A crescente popularidade dos NFTs criou mais casos de uso no mundo físico, incluindo acesso exclusivo a vantagens pessoais, itens de luxo e até ingressos para shows. Além disso, o bônus de um bilhete NFT ajuda a combater a fraude no mercado de venda de ingressos.

Videoclipes de suas performances favoritas

Assim como os videoclipes NFT ‘NBA Topshot’, agora você pode comemorar um momento em um show que foi especial para você comprando-o como um NFT e até exibindo-o digitalmente em sua casa.

Web 3.0 e o valor das NFTs de música

Na era da Web 3.0, as NFTs são especialmente úteis para artistas independentes que não têm contrato com uma gravadora. Isso ocorre porque os NFTs dão aos artistas total controle e propriedade de suas criações.

Além disso, os artistas não precisam estar vinculados a plataformas de streaming, pois podem lançar suas músicas de forma independente para o público.

Ademais, os NFTs estão abrindo um novo caminho para artistas independentes, oferecendo a eles uma grande oportunidade de gerar fluxos de receita adicionais com suas músicas e criar conteúdo exclusivo para seus fãs.

O potencial dos NFTs na indústria da música

Na maioria dos casos, as pessoas que compram NFTs de música não estão comprando os direitos do áudio ou da composição, mas pagando por direitos virtuais de se gabar e apoiar artistas que consideram subvalorizados pelo sistema tradicional.

Além de permitir que os artistas obtenham receita sem comissões, os NFTs oferecem uma grande flexibilidade aos artistas, pois podem literalmente leiloar qualquer forma de ativos digitais. Isso inclui músicas, álbuns completos, mercadorias, ingressos para shows e muito mais, o que coloca muito poder de volta nas mãos dos artistas, oferecendo a eles uma maneira alternativa de monetizar sua arte ou outras formas de mercadoria digital.

Com tudo isso, até mesmo os principais players do setor também estão pulando no trem da NFT.

Por exemplo, A Warner Music Group tem uma parceria com a Genies, empresa que cria avatares digitais e wearables. Outro exemplo, é a Universal Music Group que uniu forças com o Bored Ape Yacht Club para formar uma banda de metaverso chamada Kingship.