Nissan e.dams acelera na briga por mais pontos na rodada dupla do Campeonato de Fórmula E em Roma

Equipe aumenta a pressão após dobradinha na Cidade do México

A Nissan e.dams estará de volta a Roma neste fim de semana para a 4ª e 5ª rodadas da temporada 2021/2022 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Da última vez que competiu neste circuito, na temporada passada, a equipe marcou um total de 12 pontos e um quinto lugar, sendo sua melhor posição final.

Na corrida anterior na Cidade do México, a equipe fez uma dobradinha no top 10, levando seis pontos para casa e demonstrando a performance aprimorada do motor elétrico de 2ª geração (Gen2) da Nissan de Fórmula E.

Com a rodada dupla deste fim de semana, o campeonato 100% elétrico será montado pela quarta vez na capital italiana, correndo no Circuito Urbano do EUR, localizado no bairro Europa que foi criado para a Exposição Universal de Roma, a apenas alguns quilômetros do Coliseu. Criado para o E-Prix de Roma da temporada 2017/2018, o traçado foi modificado e ampliado para as corridas da última temporada.

O início da etapa europeia do campeonato em Roma levará – pela primeira vez na Temporada 8 –  os carros de Fórmula E da Nissan a um típico circuito de rua. Com suas inúmeras sinuosidades, curvas fechadas e impressionantemente longas, com mudanças na superfície da pista e diferentes níveis de aderência, incluindo setores com pista irregular, esta pista é bastante desafiadora, tanto para engenheiros como pilotos.

Estamos ansiosos para correr nesta rodada dupla em Roma, pois temos boas memórias do nosso carro liderando a corrida aqui, na temporada passada”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E. “Para mim, o E-Prix de Roma é como correr em casa, pois sou italiano e, quando morei aqui, em meu caminho de ida e volta ao trabalho eu dirigia nas mesmas ruas em que estaremos competindo. Mas, durante o E-Prix, é claro que os carros estarão andando muito mais rápido do que o meu na época! ”

“Daremos nosso máximo nestas duas rodadas para confirmar o avanço na performance demonstrada pelo motor Gen2 de Fórmula E da Nissan, com nossa dobradinha no top 10 no México. Toda a equipe tem trabalhado muito durante o período de pausa e nosso objetivo é continuar melhorando nossa performance e ritmo, agora que a frequência das corridas está começando a se intensificar nesta temporada”.

Os codiretores da Nissan e.dams Grégory e Olivier Driot também comentaram: “Sempre é muito bom voltar à Cidade Eterna – tivemos excelentes corridas aqui no passado. A previsão do tempo pode nos reservar algumas surpresas, como aconteceu na temporada passada em que a temperatura amena chegou tarde e acabamos com uma pista em condições úmidas e frias. Mas já estamos preparados para várias janelas de oportunidade em relação aos tipos de pneus. A equipe apresentou uma melhoria em termos de ritmo no México, por isso vamos dar nosso máximo para conquistar mais pontos em Roma”.

Nesta temporada, a equipe vai continuar associando sua presença na Fórmula E aos carros elétricos de produção em série da Nissan. O piloto Sébastien Buemi vai correr novamente com seu carro nº 23 de nome Nissan Ariya, que remete ao do novíssimo crossover elétrico da fabricante japonesa. Seu companheiro de equipe Maximilian Günther vai correr com o carro nº 22 que é chamado de Nissan LEAF, assim como o conhecido modelo que foi o primeiro veículo elétrico da marca, lançado em 2010.

A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Comentários dos pilotos

Sébastien Buemi

“Estou louco para correr em Roma. Estávamos bem competitivos na temporada passada, mas não conseguimos converter nosso ritmo em um grande resultado, apesar de eu ter terminado em 5º na primeira corrida. Este circuito é bem desafiador, cheio de irregularidades, mas na última rodada no México nós tivemos muito mais ritmo nos treinos livres e durante a corrida. Não fiz uma qualificação excelente, mas acho que nosso carro é bom e tivemos certo tempo para melhorar algumas coisas. Podemos fazer um bom fim de semana em Roma – eu gosto e conheço bem esta pista e as áreas onde posso ultrapassar. Vou dar o máximo de mim para chegar a um forte resultado”.

Maximilian Günther

“Estou bem ansioso pelas duas corridas em Roma. Tivemos uma longa pausa, então estou entusiasmado para voltar a correr. A equipe fez um bom trabalho desde a última corrida no México, para desenvolver e melhorar o carro – nós trabalhamos para tornar nosso pacote ainda mais forte no geral. A pista em Roma é incrível e certamente uma das minhas favoritas do campeonato. Este é um circuito de Fórmula E bem típico, com várias irregularidades na pista, curvas abertas e fechadas e algumas boas oportunidades para ultrapassar. É muito legal correr aqui, mas também precisamos pensar muito bem em termos de estratégia e como gerenciar a corrida. Toda a equipe está com um mindset ótimo e com sede de voltar à ação. Não vejo a hora de estar lá”.

Acompanhe

https://www.fiaformulae.com/en/watch/ways-to-watch

#FANBOOST

Os fãs da equipe Nissan e.dams podem ajudar seus pilotos a obter um reforço extra na energia durante cada corrida. Para votar, basta acessar o site nismo.com. A votação é iniciada 3 dias antes da corrida e termina 6 minutos antes da prova. Apenas os pilotos que ocupam os 5 primeiros lugares na tabela do Fanboost Leaderboard podem ganhar o reforço extra de energia, por isso cada voto é importante para ajudar os pilotos da Nissan e.dams a ganhar o Fanboost.