Nomes bíblicos estão entre os mais registrados no Paraná

A hora de escolher o nome para um filho é cercada de responsabilidade e muitas dúvidas. Afinal, o que tanto há em torno de um nome? Os casais que já passaram por isso têm a resposta: são expectativas de que o nome tenha um significado, projeções dos desejos da mãe e do pai sobre a criança que vai nascer.
Os nomes da moda podem até fazer a cabeça por um tempo, mas o tradicionalismo e o significado dos nomes bíblicos imperam na hora dos pais escolherem o nome para seus filhos. É o que mostra um levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR).
Os nomes Maria, Ana, João, Davi, Pedro, Arthur, Gabriel, Miguel e Lucas lideram o ranking dos 100 nomes mais registrados no primeiro semestre de 2013. Alguns deles, inclusive, fazem parte da preferência dos pais há mais de 15 anos, são eles Maria, Ana e João.
“Percebemos que são nomes bíblicos e bastante tradicionais. Alguns deles aparecem com mais frequência nos últimos anos também porque são bastante utilizados para nomes compostos”, analisa o Oficial de Registro Civil e diretor da Anoreg-PR, Arion Toledo Cavalheiro Junior.
Entre os nomes em destaque na mídia atualmente está Francisco, por conta da nomeação do novo Papa em março de 2013. Entre março e junho desse ano foram 61 Franciscos registrados em todo o Paraná, enquanto no mesmo período de 2012 foram 80. “Não houve um aumento significativo no nome Francisco por ser um nome tradicional e já usado com frequência anteriormente a nomeação do Papa. Porém, após a vinda dele ao Brasil, a tendência é de que aumente”, analisa Cavalheiro Junior.