As novas regras para contratação de empregados domésticos, aprovadas pelo Senado, podem causar impacto no bolso das famílias, gerando demandas para alguns setores. Segundo especialistas, os novos direitos determinados pela proposta PEC 66, devem aumentar o custo de manutenção do empregado, principalmente, com horas extras. Este impacto econômico, aliado a escassez de mão de obra qualificada, poderá fazer com que o consumidor busque alternativas para os serviços domésticos e consequentemente, criar novas oportunidades no mercado como, por exemplo, no segmento de lavanderias.
José Ventura, gerente do Grupo Acerte Franchising, acredita que “a maioria das famílias brasileiras terá dificuldade em assumir as atividades em casa, ou por conta de trabalhar fora o dia todo ou pelo custo imposto pela nova lei. Com isso, acredita que a demanda no segmento de lavanderias deve aumentar expressivamente, em torno de 30%”.
Segundo o gerente, as lavanderias podem ser uma opção mais em conta para as famílias. “Contratar uma pessoa para lavar e passar perante a nova lei, somado aos custos de produto de limpeza e manutenção da lavadora pode sair muito mais caro, que usar os serviços de uma lavanderia. Além disso, com o uso de lavanderias especializadas há também a redução do consumo de água, já que as máquinas profissionais utilizadas na lavanderia são 40% mais econômicas que as lavadoras domésticas. Ou seja, para o consumidor é mais econômico usar o serviço de lavanderia – cerca de 50% – que encontrar e manter um empregado para fazer o serviço de limpeza de roupas”.