Organização antispam sofre maior ataque cibernético da história

A organização antispam Spamhaus sofre uma sobrecarga de tentativas de acesso a seus servidores desde o dia 18 de março, com o objetivo de tirar do ar seu site e o serviço de bloqueio de spam (lixo eletrônico). O volume de tráfego de dados foi considerado o maior ataque de negação de serviço da história.
Conforme informou o jornal “The New York Times” , com base em informações da CloudFare, empresa que mantém um serviço de proteção contra esses ataques, a sobrecarga de tentativas de acesso apresentou um volume médio de tráfego de 75 Gbps e atingiu um pico de 300 gigabits por segundo (Gbps).
Com 300 Gbps é possível transferir 37 filmes com qualidade DVD ou 55 CDs de música, em qualidade total, em apenas um segundo pela internet. Um ataque de negação de serviço não representa uma “invasão” do sistema atacado, mas busca sobrecarregar a conexão com a internet do alvo, de modo que ele não consiga permanecer on-line. É como lotar todas as mesas de um restaurante ou ocupar todas as linhas telefônica de um callcenter para que clientes de verdade não possam ser atendidos.