Paraná irá capacitar catadores de recicláveis

O governador Beto Richa e o ministro do Trabalho, Manoel Dias, assinaram um convênio para capacitar e estimular a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O documento foi assinado, também, pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, que é presidente do Fonset.
O valor total do projeto está estimado em R$2,8 milhões, sendo que 10% é contrapartida do governo estadual. A estimativa da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego é que no Paraná existam em torno de 10,5 mil catadores. Inicialmente, o projeto básico do convênio prevê como público beneficiário direto mil catadores e catadoras, estimando a participação de 300 homens e 700 mulheres.
O objetivo é garantir oportunidades e capacitação para que os trabalhadores tenham mais renda e melhores condições de trabalho, além de combater a informalidade. “Queremos melhorar a renda dos trabalhadores e combater a informalidade da atividade. Os catadores desempenham um trabalho importante, mas insalubre. Nossa prioridade é gerar no Paraná empregos sustentáveis com mais oportunidades”, disse o governador no evento, que teve a participação da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da vice-prefeita de Curitiba e secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves.
O ministro Manoel Dias disse que essa modalidade de convênio será implantada com outros Estados. “Temos a responsabilidade e o compromisso de organizar esse setor, que contribui com nosso meio ambiente. Queremos estimular a formação de cooperativas para que juntos os catadores consigam gerar mais renda e melhorar as condições de trabalho”, afirmou.