Paraná quer ampliar a produção de pescados

A produção de pescados deverá ganhar um novo impulso no Paraná. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu representantes da Cooperativa de Produtores de Peixes do Rio Iguaçu (Cooperçu), quando foi discutida proposta para ampliação da escala da produção de pescados no Estado.
Segundo Ortigara, o Paraná já possui boas experiências no setor, principalmente na Costa Oeste, na região do rio Paranapanema, e ainda com unidades industriais na região de Pinhalão. “O pescado é uma importante fonte de renda para os agricultores familiares. Queremos desenvolver novas ações para incrementar ainda mais a nossa produção”, afirmou o secretário.
Ele ressaltou a importância de se estabelecer parcerias e consórcios municipais com as respectivas associações agricultores e com as regiões que tem potencial para a produção de peixes tanto em gaiolas como em tanques escavados nas propriedades rurais.
O Paraná é o quinto estado produtor de pescados do Brasil, atrás do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Estima-se que 22 mil propriedades rurais possuem algum sistema de produção de peixe no Estado.
Conforme dados oficiais do Mapa, o Paraná registrou em 2011 uma produção de 35,8 mil toneladas de pescados. Os produtores paranaenses criam, principalmente, a tilápia, que responde por 75% do volume total de pescados no Paraná.