People Centric

*Por Denise Barbosa

Um dos desafios da liderança é ter uma visão ampla e clara que a experiência do(a) colaborador(a) na organização não é um objeto que se tem ou não, e sim uma jornada de experiências que inicia desde o processo seletivo, passa pelos marcos de gestão até o momento de desligamento da empresa.

A experiência desta jornada determina e interfere na cultura organizacional e na retenção de talentos, pois impacta comportamentos, relações interpessoais, qualidade de conexão entre líder e liderado/a e, consequentemente, na qualidade da entrega de resultados e principais indicadores de gestão de pessoas.

Antes de seguirmos, vamos alinhar que a experiência e os marcos de gestão estão relacionados aos rituais de educação e desenvolvimento, alinhamento de objetivos, 1:1, qualidade de comunicação, gestão dos talentos, etc… Happy Hour, festas…faz parte dos rituais, mas não é o principal, ok?!

A partir deste entendimento, as lideranças precisam desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para promover, no dia a dia, uma experiência que fortaleça a cultura organizacional centrada nas pessoas.

É possível aprender estas habilidades até que se tornem hábitos?

Sim! Estas habilidades podem ser aprendidas, incorporadas no comportamento e na agenda das lideranças tornando uma organização people centric.

Como?

Ter uma área de Recursos Humanos cuja estratégia está voltada para as pessoas, traduzindo-a em práticas com foco em experiência e desenvolvimento. Esta tradução demanda conhecer as pessoas, manter uma comunicação de mão dupla e traduzir a voz do colaborador/a em práticas de gestão, rituais e fortalecimento da cultura, promovendo assim o sentimento de pertencimento.

Preparar as lideranças é um ótimo começo, pois organizações people centric, são consistentes com a cultura e com o coletivo, ao mesmo tempo, respeita individualidades, promovendo comportamentos, fortalecendo as relações autênticas e uma atmosfera de segurança psicológica.

Sucesso neste desafio!

Denise Barbosa

 

DENISE BARBOSA é especialista em desenvolvimento humano e organizacional, e performance profissional. Faz mentoria e design de carreira e é consultora de projetos estratégicos de RH.

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