Pesquisa de desemprego acende a luz de alerta

A taxa de desemprego no mês de março foi de 5,7% da população em idade ativa, segundo a pesquisa mensal do IBGE. Realizada em seis regiões metropolitanas a pesquisa reflete a necessidade da adoção de medidas para estimular a economia, que passa por uma reforma nos sistemas tributário e trabalhista, além de um maior investimento em infraestrutura e, principalmente, no controle e redução dos gastos públicos.
Segundo André Luiz Pellizzaro, gestor-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Curitiba, a taxa de desemprego segue em patamar baixo, mesmo sem a economia ter apresentado uma reação mais efetiva no início deste ano.
“Este cenário de ocupação de mercado de trabalho mantém, por hora, o consumo. Contudo, precisamos de medidas mais efetivas para estimular a economia e, consequentemente, o consumo e a renda, pois o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] já ultrapassou a meta governamental de 6,5% para a inflação anual, ou seja, acende-se a luz amarela”, analisa Pellizzaro.
Segundo o estudo, aproximadamente, 23 milhões de brasileiros estão trabalhando, dos quais 11,4 milhões estão com carteira assinada no setor privado. Quanto ao ganho, a média do rendimento mensal dos chamados “ocupados” ficou em R$ 1,8 mil.
Sobre a CDL
A Câmara de Dirigente de Lojistas de Curitiba (CDL) é a unidade paranaense ligada ao Sistema CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, que oferece os serviços de proteção às atividades comerciais e de prestação de serviço. A CDL é parceira exclusiva do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).