A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, participou do lançamento da campanha Somos Tod@s Migrantes, de apoio a refugiados e migrantes. Promovido em parceria entre a Comissão de Direitos dos Refugiados e Migrantes da Ordem dos Advogados do Brasil e a Casa Latino Americana de Curitiba (Casla), o evento aconteceu na sede da OAB, no Ahú.
A campanha busca formar uma rede de apoio aos refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade social que estão em Curitiba. As atividades da campanha estão relacionadas diretamente com a inclusão social dos novos migrantes, além do respeito à diversidade cultural, religiosa, racial e de gênero.
A Prefeitura de Curitiba planeja a aplicação de políticas públicas voltadas às necessidade de migrantes, principalmente nas questões relativas à saúde, educação e qualificação profissional.
O assessor para assuntos relacionados aos direitos humanos da Prefeitura de Curitiba, André Luiz Nunes da Silva, também esteve presente no lançamento.
Roberlayne destacou, durante o evento, a parceria já iniciada entre Secretaria Municipal da Educação e Casla no atendimento a um grupo de imigrantes haitianos. Desde agosto, por meio do projeto Centro Regional de Educação de Jovens e Adultos (Cereja) o grupo vem buscando vencer um dos principais obstáculos que os impedem de começar nova vida no Brasil: dominar o idioma local.