Como principal atração de seu estande no Salão de Genebra, que começou nesta terça-feira (4 de março), na Suíça, a Renault mostra a nova geração do Twingo. Destaque da Renault no evento suíço, o Twingo chega a sua terceira geração. O primeiro Twingo chegou ao mercado europeu no início dos anos 90.
De acordo com a fabricante francesa, apesar de ganhar 13 cm a mais na cabine, o modelo ficou 10 cm menor . O comprimento máximo do carro é de apenas 2,2 metros. Como carro compacto, ele é um dos concorrentes do Volkswagen Up! na Europa.
Porém, a grande novidade do “hatch” francês está no local de acomodação do motor. Ao invés de ficar na dianteira, como a maioria dos carros atuais, a nova geração do Twingo tem seu motor fixado na traseira.
Com esta solução, o objetivo da fabricante foi deixar as dimensões externas do carro compactas e aproveitar o máximo possível o interior do Twingo.
São duas opções de motores, ambas de três cilindros: a primeira de 999 cc de 70 cavalos com motor aspirado e outra turbo de 898 cc e 90 cavalos.
No Brasil, o Twingo foi vendido entre 1994 e 2003, primeiro importado da França e, depois, do Uruguai. Quando foi lançado, era um carro à frente de seu tempo. Ele vinha equipado com ar-condicionado, “airbag” (a partir de 1998), direção elétrica, bancos traseiros corrediços (lançados no Volkswagen Fox anos depois), painel digital e regulagem elétrica de faróis. Se a nova geração do Twingo será comercializado no Brasil ainda não se sabe.