Resultados do “Mãe Paranaense” são mostrados para mais de 6 mil pediatras

A Rede Mãe Paranaense conseguiu baixar índices de mortalidade que persistiam há anos e se tornou modelo para o País. Pelo programa 117 maternidades recebem incentivos para melhorar a qualidade do parto, a maioria delas instaladas no interior do Estado. Os avanços alcançados na área foram expostos na abertura do 36.° Congresso Brasileiro de Pediatria, que começou noite de quarta-feira (09/10) em Pinhais, com mais de 6 mil médicos do Brasil e do exterior.
Pela primeira vez, o Paraná atingiu índice inferior a 12 mortes por mil bebês nascidos vivos, com taxa de 11,6 alcançada em 2012. “Conseguimos reduzir a mortalidade materna em 41% e a mortalidade infantil em 4%. São os melhores índices da história do Paraná e isso tende a melhorar com o fortalecimento da Rede em todo o Estado”, explicou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Ele completou que os pediatras cumprem importante papel no acompanhamento dos bebês, principalmente aqueles considerados de risco intermediário e alto risco.
Os resultados positivos foram conquistados em pouco mais de dois anos e meio com investimentos vigorosos do Estado na qualificação da rede de atendimento à mães e bebês. “Garantimos atendimento de qualidade em todas as fases da gestação até a criança completar 2 anos. Isso só é possível porque organizamos uma rede complexa com serviços de referência em todas as regiões do Estado”, enfatizou o secretário.