Entre as montadoras de automóveis, a busca pela perfeição é um desafio constante. Por mais que o consumidor ache que um carro é perfeito, para os engenheiros e “designers” das marcas automotivas, sempre é possível melhorar um pouco mais. Exemplo disso é o novo Range Rover Evoque, com câmbio de 9 marchas que está chegando ao Brasil.
O Land Rover é o veículo mais vendido no mundo. Mas não satisfeita com o sucesso que o modelo faz, os súditos da terra da Rainha resolveu melhorá-lo ainda mais, fazendo dele o primeiro automóvel de produção do planeta com câmbio automático de nove velocidades, chamado de ZF-9HP.
A linha 2014 do “crossover” da Land Rover chega ainda com outras novidades. No desenho pouca coisa mudou. Os retrovisores externos ficaram menores e ganharam um filete de LED. O “crossover” ainda passou a contar com novas rodas e duas cores exclusivas. Em seu interior foram acrescentadas novas tecnologias, como o assistente de estacionamento (park assist) de segunda geração, que agora estaciona em vagas perpendiculares; Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); e sistema “Stop/Star”, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.
Mas nada dessas mudanças são tão significativas quanto ao incremento do novo câmbio. A transmissão ZF de nove velocidades substitui a eficiente de seis marchas. Na prática, a mudança visa deixar o conjunto mais eficiente, o que na Europa significa menor emissão de poluentes.