Santinhos que se transformam em manjericão

Época de campanha eleitoral é época de santinhos, folders e jornais espalhados pelas cidades. Grande parte de todo esse material vai parar em aterros sanitários ou acaba em bueiros e, consequentemente, em nossos rios. Já existe legislação ambiental capaz de punir os responsáveis por gerar todo esse lixo descartado de forma inadequada, mas, durante as eleições, parece que vale tudo.

Nesse contexto, de diferente, chama a atenção a iniciativa de um candidato a Deputado Estadual pelo Paraná, o Professor Euler, que atualmente é vereador em Curitiba. Seus santinhos são feitos de papel reciclado e possuem sementes de manjericão em seu interior. Segundo o candidato, a ideia é que as pessoas não joguem os santinhos fora, não gerem lixo. “Em vez disso, ao receberem meu material, elas devem molhar, amassar e colocar num vasinho, cobrindo com terra. Em alguns dias, brotará uma plantinha”, explica Euler.

Para completar, de forma descontraída, o verso dos santinhos traz a seguinte frase: “Plante essa ideia, mas não esqueça meu número”. A forma ecológica que o candidato achou de fazer campanha está fazendo sucesso e tem somado muitos adeptos. Uma postagem nas redes sociais sobre o assunto já apresenta com mais de 4100 curtidas, quase 600 compartilhamentos e 175 mil pessoas atingidas. É a demonstração de força de um público cada vez mais consciente em relação às questões ambientais.