A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou ontem a segunda etapa do projeto Volta às Aulas 2013. Até a próxima sexta, serão realizadas abordagens educativas em frente a dez escolas municipais da capital, em diversos bairros da cidade. O foco do projeto este ano é a segurança do transporte das crianças às escolas, representado pelo slogan “Crianças no trânsito. Eu cuido, eu respeito”.
O primeiro local a receber a operação, na segunda-feira, será a Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Sítio Cercado. Agentes da Setran e a Guarda Municipal Mirim irão entregar folhetos e adesivos aos pais, professores, alunos e funcionários das escolas. Os materiais contêm informações sobre os cuidados que se deve ter com a criança como pedestre, ciclista, passageiro no carro, no transporte coletivo, na motocicleta e nos veículos de transporte escolar, além de informações sobre a correta utilização dos equipamentos de segurança nos veículos.
Também serão realizadas ações de fiscalização com relação ao respeito à faixa de pedestres e estacionamento regulamentado para os condutores que utilizarem a via em frente à escola. As atividades acontecem no período da manhã, sempre entre 9h e 11 horas (com exceção de segunda-feira, entre 10h e 12 horas), e no período da tarde, sempre entre 15h30 e 17h30.
Cassiano Novo, diretor de educação da Setran, lembra que o Volta às Aulas é realizado para a melhoria da segurança do trânsito no entorno das escolas municipais de Curitiba.
“Vamos orientar a todos para que sejam respeitados os limites de velocidade e as faixas de pedestres. Também iremos orientar os pais quanto à segurança das crianças dentro dos carros, com a utilização das cadeirinhas e do cinto de segurança. Nossa intenção é atingir diretamente 2 mil pessoas nas escolas nesta segunda etapa do projeto”, afirma.
Ele informa que engenheiros da Setran também acompanharão as atividades nas escolas para analisar possibilidades de melhoras na segurança do trânsito nas regiões visitadas.