Apesar de muitos não lembrarem, a Shineray é a quarta maior marca de motos no Brasil em 2021. No primeiro semestre, acumulou 5.315 emplacamentos, ficando atrás apenas de Honda, Yamaha e BMW. Isso sem contar que a empresa tem forte presença entre os ciclomotores, as “cinquentinhas”, e pequenos scooters elétricos, que muitas vezes nem são emplacados.
Com 15 anos de operação no Brasil, a marca chinesa anunciou uma nova fase de investimentos na ordem de R$ 1 milhão para a abertura de uma série de lojas de fábrica. A primeira loja conceito foi aberta em Pernambuco, na cidade de Moreno, próxima à Recife. Até o final do ano, a Shineray promete abrir mais pontos de vendas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Hoje, a região Sudeste responde por 40% das vendas da marca.
A Shineray hoje é uma das poucas montadoras com fábrica instalada fora do Pólo Industrial de Manaus (AM). Sua linha de montagem é localizada no Complexo Industrial de Suape (PE) e a empresa afirma ter capacidade para montar 700 mil unidades anualmente. A linha de produtos da Shineray vai desde o pequeno ciclomotor Super Smart 50, de R$ 4.990, até os scooters elétricos SE-1 e SE-2, que chegam a R$ 11.990.
Parceria para financiamento de elétricas
Outro anúncio feito pela Shineray foi a parceria com o banco Santander para a aquisição de motos da marca com condições diferenciadas. Toda a linha de produtos da empresa, incluindo o catálogo de modelos elétricos, poderá ser adquirida com prazos de até 60 meses e juros partindo de 0,99% ao mês.
Quem optar por um dos modelos elétricos da marca, terá vantagens adicionais. Entre elas está a possibilidade de se contratar seguro por meio do Santander Auto e ter o valor da apólice parcelado junto ao financiamento do veículo. Optando por pagar o parcelamento via débito em conta, o banco ainda oferecerá um “cashback” de 1,8% do valor da parcela.
SE-1 e SE-2: as principais opções elétricas
Além de modelos que caem na mesma categoria dos patinetes elétricos, não podendo ser usados em vias públicas, a Shineray oferece dois scooters movidos por baterias que podem ser emplacados. O primeiro é o SE-1, que pode ser equipado tanto com baterias de chumbo-ácido quanto com bateria de lítio.
Quem optar pela primeira opção, terá um scooter que custa R$ 9.990, enquanto o segundo sai por R$ 11.990. A vantagem do modelo com baterias de chumbo é uma autonomia um pouco maior, de 80 km contra 60 km da versão com bateria de lítio. Porém, ela precisa ser carregada na própria moto, enquanto a versão mais cara já tem baterias removíveis. A SE-2 tem o mesmo conjunto de lítio, mas com visual diferente e também custa R$ 11.990.
Todas são equipadas com um motor elétrico Bosch instalado diretamente na roda traseira. Ele fornece até 2 kW de potência, ou cerca de 2,7 cv. Na versão com bateria de chumbo, a capacidade é de 2,3 kWh e o tempo estimado de recarga fica entre 8 e 10 horas. Com as baterias de lítio, são 1,44 kWh de capacidade com tempo de recarga completa entre 6 e 8 horas.