Veja cursos grátis para quem quer começar — ou já atua — na área de tecnologia

Começar a carreira no mundo da tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo e bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Para iniciantes

Itaú Unibanco

Estão abertas as inscrições para o Bootcamp de Dados do Itaú Unibanco, programa gratuito e online que tem foco em desenvolver e capacitar profissionais na área de tecnologia. Nesta edição, o treinamento será focado em conteúdos voltados para Dados como lógica de programação em Python, Banco de Dados, Decision Science, Data Science etc.

Essa é mais uma das iniciativas feitas pelo banco em busca de atrair profissionais de diferentes perfis para a área de tecnologia, sem exigência de formação específica e oferecendo treinamento. Os candidatos aprovados no processo serão contratados como colaboradores do Itaú antes do primeiro dia da capacitação – eles ficarão imersos em conteúdos durante os primeiros 3 meses de trabalho, com dedicação de 8 horas por dia, para depois serem integrados à equipe de tecnologia do banco.

As inscrições podem ser feitas por profissionais de todo o Brasil e podem ser feitas até o dia 24 de setembro, acessando a página especial do programa. O início da turma está previsto para 18 de novembro. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia e ter conhecimento em raciocínio lógico e lógica de programação.

Latin America Institute of Business

Latin America Institute of Business (LAIOB ) está com as pré-inscrições abertas para os próximos processos seletivos de bolsas de estudo dos cursos de curta duração, em universidades dos Estados Unidos. Entre os cursos que serão ministrados pelas instituições parceiras estão os de Strategic Marketing Management (que envolvem disciplinas como Gestão de CRM, Marketing Digital, Análise de Mercado e Inteligência Artificial) e Project Management (Scrum, Gestão de Risco, Gerenciamento de Escopo e Indicadores de Performance).

As bolsas preveem cobertura de até 100% dos custos do programa, com aulas imersivas, translado, alimentação e visita a empresas da região. As grades de conteúdo são compostas por 64 horas de conteúdo, sendo que metade da carga horária é destinada às aulas de Business English.

Entre as instituições parceiras da LAIOB está a The University of Akron, em Ohio, considerada pela Bloomberg Businessweek como uma das 50 melhores entidades públicas de ensino superior dos EUA na categoria de negócios. Além de ficar localizada na região mais populosa de um dos estados mais industrializados do país, berço de empresas como a Goodyear, a universidade tem como diferencial metodologias que desenvolvem o empreendedorismo, a inovação dos negócios e aspectos de liderança.

Os interessados em participar devem acessar a página especial do programa clicando aqui.

Santander

Fruto de uma iniciativa entre o Santander Universidades e a Tera – startup de educação para economia digital – o programa Santander Digital vai acelerar o desenvolvimento de habilidades voltadas para as áreas de Marketing Digital e User Experience.

Em um pocket bootcamp de quatro dias e 8h de duração, profissionais do Santander e da Tera promoverão mentorias e palestras para todos os inscritos, que ainda receberão certificado ao final do programa, caso concluam as etapas conforme o Edital. Aqueles que tiverem performance suficiente poderão participar da seleção de bolsas, que financiará, respectivamente, 50 e 100 alunos para os programas de UX Design e Marketing Digital oferecidos pela Tera. Os cursos têm duração de três e cinco meses e oferecem para os estudantes a oportunidade de interagir em projetos reais de empresas parceiras.

Nas aulas de UX, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo de design, criando habilidades para entender melhor os padrões de usabilidade, arquitetura de informação e relação usuário-produto. O ciclo de vida de produtos, jornada do cliente e tecnologias para marketing serão os temais centrais do curso de Marketing Digital, que também vai incentivar a visão estratégica, alinhando todo o conhecimento obtido.

Os cursos são voltados para jovens com interesse no mundo digital e que querem desenvolver habilidades que serão ainda mais valorizadas no futuro. Todo o curso será acompanhado de perto pelo Santander, que espera extrair talentos do programa.

As inscrições vão até o dia 26 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.

Banco BV

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação, idealizado pelo banco BV, em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital. O treinamento gratuito e online em programação será voltado para mulheres (cis ou trans), principalmente em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também oferecerá todo suporte técnico para a realização do curso, como notebook e auxílio com a internet, se necessário.

Entre os requisitos, as candidatas precisam ser maiores de idade, e ter o segundo grau completo. Além disso, devem ter muita vontade de aprender. como o programa não requer experiencia em tecnologia, a iniciativa busca mulheres que estão dispostas a aprender e colocar em prática os conteúdos no dia a dia.

As inscrições vão até o dia 08 de setembro pelo site especial do programa. As aulas acontecem entre 20/09 e 08/10.

Digital House

A Digital House, em parceria com o Mercado Livre e a Globant, criou o Certified Tech Developer, curso destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio e precisam de uma qualificação para se colocar no mercado de trabalho. A parceria viabiliza a concessão de 200 bolsas de 95% na terceira edição do curso para candidatos de todo o Brasil.

A novidade para essa terceira edição é que os contemplados com bolsas ainda poderão contar com o financiamento dos 5% restantes por meio da contratação do ISA (Income Share Agreement), um modelo de crédito em que o aluno estuda agora, se forma e só paga quando conseguir um trabalho com uma boa remuneração, comprometendo apenas parte da renda. O programa quer atrair, principalmente, estudantes de baixa renda, mulheres e outras minorias para a área da Tecnologia.

O Certified Tech Developer tem foco na prática e na formação para o mercado de trabalho. A proposta é oferecer ao jovem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com uma remuneração atrativa, sem que precise fazer um curso universitário. Para isso, o programa se baseia no ensino de habilidades já utilizadas por empresas de tecnologia que são referência no mercado. Além disso, a metodologia de sala de aula invertida, em que o aluno estuda a parte teórica nos momentos fora da aula e usa o período de aula para praticar, dá a oportunidade para que o indivíduo tenha contato e busque soluções para problemas reais desde as primeiras aulas.

Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de setembro na página especial do programa e cumprir as etapas do processo seletivo conforme prazos informados no decorrer do mesmo. Quanto antes conseguirem concluir todas as etapas, mais chances de serem contemplados com uma das bolsas. A terceira edição do programa terá início em 18 de outubro e as aulas serão oferecidas no período noturno.

Para iniciados

C&A Brasil

A C&A Brasil promove a primeira edição do C&A Fashion Devs – programa voltado para a formação e treinamento de profissionais que estão iniciando a carreira no mercado digital, em especial programadoras. Desenvolvido em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital, o C&A Fashion Devs irá selecionar 50 candidatos com perfil júnior para participar gratuitamente de mais de 140 horas de formação online e, ainda, ter a possibilidade de fazer parte do time tech da varejista de moda.

Com início previsto para 28 de setembro, o treinamento será realizado em 5 semanas. Será 100% online e ministrado por profissionais qualificados e atuantes no mercado. Além de aulas teóricas, o C&A Devs contará com atividades práticas individuais e em grupo, além do desenvolvimento de hard e soft skills, competências e habilidades consideradas essenciais por muitos recrutadores.

Para participar do C&A Fashion Devs, é necessário ter afinidade e/ou conhecimento prévio em lógica de programação, ser formado ou já ter concluído 50% de uma graduação ou curso em tecnologia. A iniciativa faz parte do plano de negócios da rede de lojas de vestuário de, nos próximos anos, ser chamada C&A Fashion Tech. Por meio desta estratégia, a varejista tem como missão e premissa direcionar os seus esforços para ser uma das maiores e principais fashiontechs do país com inovação e omnicanalidade.

Avanade

Estão abertas as inscrições para o bootcamp Code Anywhere#2. São 15 mil bolsas de estudo gratuitas para os profissionais de tecnologia se qualificarem na linguagem C#. O programa é uma iniciativa da Digital Innovation One, plataforma de open educatio, em parceria com a Avanade — empresa especializada em soluções tecnológicas no ecossistema da Microsoft — e o Porto Digital, parque tecnológico localizado em Recife (PE).

O bootcamp disponibilizará conhecimentos básicos na linguagem C# e como dar seus primeiros passos no mundo do desenvolvimento, ao abordar padrões e boas práticas com .NET — linguagem de programação — além da inclusão da Microsoft Azure Cloud, como plataforma para desenvolver aplicações escaláveis e modernas com .NET. O programa conta com 76 horas, por meio de cursos, desafios em projetos, desenvolvimento de códigos e mentorias com experts da Avanade, que irão compartilhar suas experiências da vida real.

A iniciativa visa fortalecer a comunidade tecnológica brasileira, potencializar a formação de talentos em desenvolvimento de software e gerar novas oportunidades de contratação para os profissionais de tecnologia que estão ingressando na área ou migrando de carreira.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 3 de setembro na página especial do programa. Boa parte dessas vagas é para preencher as oportunidades de trabalho abertas na Avanade para suas operações na capital pernambucana.

Samsung Ocean

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados em setembro. No mês em questão está prevista uma abordagem ampla sobre a introdução e criação de jogos digitais.

Samsung

A Samsung, por meio do Samsung Innovation Campus (SIC), programa global da companhia que proporciona e estimula habilidades e competências relacionadas à tecnologia e educação, abriu as inscrições para dois Code Days com foco na linguagem de programação Scratch e na plataforma Arduino, que serão realizados em setembro e outubro, respectivamente.

A iniciativa, disponibilizada gratuitamente para professores da rede pública de ensino e educadores de ONGs, conta com conteúdo com base na trilha de formação do Code IoT na Escola, que oferece cursos em Internet das Coisas, e tem parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Universidade de São Paulo.

Code Day Scratch será promovido em 25 de setembro, de forma totalmente online. Com 150 vagas disponíveis, os participantes terão a oportunidade de criar projetos que envolvam narrativas, animações e jogos, além de interagir na comunidade online Scratch e aprender os conceitos importantes da programação na prática.

Já o Code Day Arduino, que também será online, ocorre em 23 de outubro. A programação introduz aos seus 150 participantes os conceitos usados na plataforma Arduino por meio do simulador TinkerCad, uma ferramenta que simula circuitos elétricos e permite ao aluno aprender a montar circuitos e programar uma placa Arduino sem precisar de kit de eletrônica.

Será emitido um certificado de formação de 16 horas a todos que enviarem um ou mais relatos de prática com seus alunos até o dia 30 de novembro. Ainda, após a formação, será disponibilizado um fórum para que os participantes possam interagir e receber orientações para planejamento e condução de atividades práticas junto a seus alunos.