PR debate prevenção a acidentes com cargas perigosas

Estratégias para o desenvolvimento do Plano Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais de Produtos Químicos Perigosos (P2R2) ] foram apresentadas pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e por representantes da Defesa Civil do Paraná.
Cheida participou da programação do Seminário P2R2 Emergências Ambientais. O evento, realizado em parceria com o Sindicato dos Transportadores de Cargas do Paraná (Setcepar), tem o objetivo de ampliar o repasse de informações sobre o tema e aprimorar o sistema de preparação e resposta rápida a esse tipo de emergência. No Paraná , o P2R2 faz parte da “Agenda Verde” – um conjunto de ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do Estado – lançada em junho e que será desenvolvida durante todo o ano.
O secretário destaca que a preocupação com o risco de contaminação ambiental e humana por produtos químicos perigosos tem incentivado a implementação de novas ações, sempre de forma integrada: “Será uma ação com metas específicas a serem cumpridas até o ano de 2016”.
Além da Secretaria do Meio Ambiente, participaram do seminário a Defesa Civil do Paraná, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto das Águas do Paraná. O evento ainda reuniu representantes de empresas privadas, sindicatos, federações e associações paranaenses que trabalham com o transporte de cargas perigosas, além da sociedade civil.
Segundo o diretor da regional de Londrina do Setcepar, André Aguiar, é preciso alertar toda a comunidade para as emergências.