O retorno dos papéis de parede

A utilização de papéis de parede voltou a ser uma tendência no setor de decoração. Com novas tecnologias, o papel de parede ficou mais prático, tornando este material uma forma rápida de transformar os ambientes em poucas horas. A versatilidade do papel de parede se tornou a opção de muitos decoradores para dar aquele toque moderno e sofisticado ao espaço, sem demandar muito tempo e materiais.
Segundo o diretor comercial da Pisos Paraná João Carlos da Silva, a volta do papel de parede trouxe uma nova gama de opções. “Hoje, os papéis de parede contam com texturas diferentes, com efeitos tridimensionais, com estampas que vão desde folhagens e flores aos grafismos mais elaborados”, explica.
Os papéis de parede substituem a pintura, que geralmente tem um custo mais alto e demanda muito tempo, além do desconforto na casa, pela sujeira e cheiro de tintas. João explica que a aplicação do papel de parede é muito simples, mas deve ser realizada por empresas especializadas no ramo. “É preciso verificar se a parede onde será instalado o papel de parede não tem infiltrações, umidade ou trincas, pois isso pode acarretar em aparecimento de manchas depois”, ressalta o diretor da Pisos Paraná. A superfície onde será instalado o papel de parede deve estar lisa, limpa e seca, sem pó. Por isso, em alguns casos (como a aplicação sob azulejos), é necessária a aplicação de massa corrida e, depois, lixar.
Mais um ponto positivo do papel de parede é a facilidade em tirar o efeito da casa: uma mistura de água e sabão retira o resíduo de cola. Não é aconselhável a aplicação de um papel de parede em cima de outro papel.

Dicas para acertar na escolha do papel de parede

João Carlos, da Pisos Paraná, explica que escolher a cor do papel de parede é um fator que merece atenção redobrada. “Papéis com muitas estampas podem fazer o cliente enjoar da cor com o tempo. Além disso, o papel com estampas precisa de um cuidado maior na hora de aplicação, para não desencaixar os desenhos”, dá a dica o diretor.
Também não é indicado utilizar várias estampas no mesmo ambiente, pois pode poluir o visual do espaço, assim como em áreas externas: chuva e sol podem danificar o produto. Em ambientes de maior movimentação de pessoas, como corredores, o melhor é escolher cores mais escuras, o que não deixará a sujeira tão evidente.
Na hora da instalação, o colocador deve ter o cuidado de evitar o vazamento de cola, pois isso pode manchar o papel. Salas de estar em quartos pedem cores mais suaves. Já na sala de jantar, pode-se investir em contrastes mais fortes e estampas modernas.

Opções de papel de parede

No mercado, há várias opções de materiais utilizados nos papeis de parede. Os vinílicos, por exemplo, possuem esse nome porque são revestidos com uma camada de vinil, o que dá uma textura de plástico, pode limpar com detergente neutro. Os emborrachados possuem uma camada de EVA e também permitem a limpeza.
A utilização de TNT, que quer dizer “tecido não tecido”, dá a possibilidade de ser removido e reinstalado em outro local, sendo usado apenas um pano molhado para limpeza. Já o veludo tem como principal característica a textura, proporcionando uma sensação de requinte. Ainda há as opções em alto relevo e 3D.

Serviço:
Pisos Paraná – Especializada em pisos, carpetes, decks de madeira e cortinas.
www.pisosparana.com.br
Telefone: 3527-5032 / 8532-4837

))) Franciele Lima