Os 13 médicos do programa Mais Médicos que chegaram na última semana em Curitiba estão conhecendo o funcionamento da Secretaria Municipal da Saúde e aprendendo a utilizar o sistema informatizado utilizado no SUS Curitiba. Outros dez já estão atendendo nas Unidades de Saúde.
Desde ontem, os médicos estão conhecendo o funcionamento das unidades em que trabalharão, os hábitos e doenças mais comuns entre a população. “Inicialmente eles acompanham o atendimento realizado pelos médicos que já atuam nas unidades de saúde para atender a dinâmica e se preparar para assumir o trabalho juntos às equipes. Após este período, com o registro em mãos, eles devem começar a atender a população”, explica Paulo Poli, diretor do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal.
Os médicos irão atuar nas unidades Salvador Allende (Bairro Novo), Parigot de Souza (Bairro Novo), Osternack (Bairro Novo), Eucaliptos (Boqueirão), Tarumã (Boa Vista), Sabará (CIC), Vila Verde (CIC), São Domingos (Cajuru), Monteiro Lobato (Pinheirinho).
O cubano Nolim Alfonso Cruz, de 49 anos, veio com a mulher que também participa do programa e deixou dois filhos em Cuba para participar do programa. “Minha família me incentivou a participar dos Mais Médicos e dar a minha contribuição para melhorar a saúde no Brasil. Estou ansioso para trabalhar e ajudar a população”, disse Nolim.
A venezuelana Maria Fernanda Fernandes é filha de brasileira e se formou na Venezuela. “Sou jovem e acho que a troca de informações e de cultura com os brasileiros será muito importante para a minha formação”.