Agentes da Guarda Municipal aprenderam sobre noções básicas de como agir em situações envolvendo explosivos. As instruções foram repassadas pela equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil do Paraná, para 95 agentes da Guarda Municipal, no Parque Barigüi.
A atividade é parte integrante do curso de qualificação profissional Bom Retorno, que está sendo realizado durante todo este ano com o quadro da Guarda Municipal.
Explosivo têm sido muito usados por vândalos em atos públicos, com o uso de bombas artesanais, ou em assaltos a carros fortes e agências bancárias, com a utilização de dinamites e explosivos plásticos. “Em muitas ocorrências, os guardas municipais são os primeiros interventores a chegar ao local. Tendo conhecimento do perigo que esse material explosivo pode causar, eles vão saber como agir de uma maneira segura para eles e para as pessoas”, explicou o instrutor do Cope, Afonso Ninja.
Durante a palestra foram apresentados aos guardas municipais explosivos como dinamite, cordel detonante, espoletas, iniciadores, granadas policiais e militares, e repassadas dicas de como agir em situações que envolvam qualquer explosivo.