As campanhas educativas e ações do marketing do Governo do Estado venceram os principais prêmios de comunicação do Brasil e do Paraná. Em novembro foram duas premiações: o troféu Profissionais do Ano, principal reconhecimento da publicidade brasileira, promovido pela Rede Globo e o Prêmio GRPCom de Criação, do Grupo Paranaense de Comunicação. Neste ano, campanhas do Governo do Estado também levaram o Top de Marketing da ADVB e o Prêmio Colunistas Paraná.
O filme Trote, produzido pela Secretaria da Comunicação Social para alertar a população de que ligações telefônicas para a Polícia Militar com falsas denúncias são consideradas crime, foi o vencedor nacional na categoria Institucional do Prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo. É a primeira vez que o Governo do Estado ganha uma disputa nacional tão relevante.
“Todo o trabalho desenvolvido tem a orientação do governador Beto Richa para que os investimentos em comunicação social sempre levem em conta o interesse público, ações de orientação social e campanhas educativas”, afirma o secretário estadual da Comunicação Social, Marcelo Cattani. “Os objetivos estão sendo alcançados e o reconhecimento está sendo chancelado por criteriosa análise de diversos segmentos da comunicação e do marketing estaduais e nacionais”.
Produzido pela Master Roma Waiteman, o filme Trote usou câmeras escondidas para filmar cidadãos comuns atendendo a um telefônico público. Do outro lado da linha, uma mulher, desesperada, pede ajuda, dizendo que sua casa está sendo invadida. Ao saber que os apelos são brincadeira – na verdade, ela estava com medo de ratos que entraram na casa – os cidadãos ficam revoltados.