Rede de ensino do Paraná fica entre as cinco melhores do País

Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgados, mostram que alunos da rede estadual de educação do Paraná melhoraram o desempenho geral e passaram do 7.º para 5.º lugar no ranking na média geral no comparativo com os demais alunos das redes públicas estaduais do país.
“Esse resultado mostra que investimentos em infraestrutra, valorização profissional e ações pedagógicas são retornos certos. Tenho convicção de que avançaremos ainda mais, pois a educação é nossa maior prioridade”, declarou o governador Beto Richa.
Os dados divulgados pelo Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame) são relativos às provas feitas em 2012, e foram avaliados por técnicos da Secretaria de Estado da Educação. A avaliação da secretaria leva em conta o desempenho geral de todas as escolas de ensino médio das redes públicas estaduais das unidades da federação.
“Precisamos separar as redes, pois o que mais nos interessa são os resultados da rede pública, até para sabermos se melhoramos ou não nos desempenho geral”, explica a coordenadora da equipe de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Katya Prust.

NOTAS
A média de proficiência dos alunos das escolas estaduais do Paraná nas provas objetivas do Enem (matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas) foi 487,95, um ponto a menos da obtida pela rede estadual do Rio de Janeiro (488,27). O estado de São Paulo teve o melhor desempenho entre as redes estaduais.
“Não tenho dúvidas que essa melhoria é reflexo do esforço dos nossos profissionais e alunos e também dos investimentos que o governo vem depositando na educação paranaense. Melhoramos e vamos melhorar ainda mais”, destacou o secretário de estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.