Conselho Municipal do Trabalho tem nova direção

Tomaram posse ontem o presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho de Curitiba (CMERT), Ildemar Gorges, da central Força Sindical, e seu vice, Thiago de Andrade Pinto, da Central dos Trabalhadores do Brasil. Eles representam o segmento dos trabalhadores e gestão terá a duração de 12 meses.
Os dois substituem o ex-presidente Laércio Leonardo de Araújo (representante do Ippuc) e a vice, Paula Tavares de Araripe (da FAS), que representavam a equipe da administração municipal. “Dentro da sociedade o trabalho é a essência da vida, por isso a parceria entre o Conselho e a Secretaria do Trabalho e Emprego é fundamental para aprimorar e ampliar as decisões que beneficiem o trabalhador e as empresas”, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves. “Este será um ano de muito trabalho, quando teremos uma agenda voltada ao trabalho decente e um debate sobre o fundo do Conselho”, disse Mirian.
Ildemar Gorges disse que a finalidade do conselho é o bem comum e que sua gestão será pautada para beneficiar o trabalhador e a cidade. “Queremos continuar a ser modelo nacional”, disse. O ex-presidente Laércio Leonardo de Araújo agradeceu a todos que participaram das decisões do conselho, afirmando que 2013 foi o ano de consolidação do Conselho do Trabalho.
O Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho de Curitiba é uma instância colegiada, permanente e deliberativa, constituída de forma tripartite e paritária, com seis representantes de trabalhadores, empresários e do governo. A presidência do Conselho é exercida em sistema de rodízio, entre as bancadas dos trabalhadores, dos empresários e do governo, com mandato de 12 meses, sendo vedada a recondução por período consecutivo.