Uma lição de cidadania ocorreu ontem na Escola Municipal CEI Ritta Anna de Cássia, no bairro Cajuru. Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Mecânica e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveram um trote solidário e envolveram os calouros na pintura e limpeza dos muros, do parquinho e na arrecadação de produtos de higiene.
A brincadeira aliou a saudação aos novos universitários à recuperação da escola, que atende em período integral a 533 estudantes acontecerá das 9h às 17 horas, com a participação de 150 universitários. Não é a primeira vez que acadêmicos destes cursos optam por ações solidarias em unidades escolares da rede municipal ao invés dos banhos de lama, cortes de cabelo e outras atitudes constrangedoras usadas para celebrar o ingresso dos novos colegas. Parcerias para recuperação e valorização de escolas acontecem por meio de parceria desenvolvidas pelo programa Comunidade Escola, que entre suas características reúne parceiros e voluntários para a promoção das famílias por meio de ações desenvolvidas nas escolas.
“Estes jovens vão colaborar com a sociedade, mostrando como cada um pode fazer um pouco por sua comunidade, conscientizando as pessoas tanto para questões ambientais quanto sociais”, diz o coordenador do programa Comunidade Escola, na Secretaria Municipal da Educação, Álvaro Nogueira Olendzki. A escolha pela escola CEI Ritta Anna foi em função de demandas na unidade, que frequentemente tem sido alvo de ações de vandalismo e depredação.