Com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento social do Paraná, a Oi, por intermédio do Oi Futuro, seu instituto de responsabilidade social, realiza a doação de mais de mil livros do acervo do instituto, incluindo a Coleção Arte & Tecnologia, para o projeto Tuboteca da Fundação Cultural de Curitiba. A coleção documenta as obras de artistas brasileiros e estrangeiros que usam a tecnologia em seus trabalhos, por meio de imagens e ensaios críticos.
“A possibilidade da Oi contribuir com um programa tão inovador como é o Tuboteca, reforça ainda mais a parceria da empresa com a cultura paranaense”, ressalta o diretor de Relações Institucionais da Oi, Gabriel Ribeiro de Campos.
“Esta coleção é uma das iniciativas das quais mais nos orgulhamos”, afirma o Presidente do Oi Futuro, José Augusto da Gama Figueira. “Fomos muito além de registros das exposições sediadas nos centros culturais do Oi Futuro e por isso, estas são obras perenes, que, hoje, são elemento-chave para a compreensão de várias manifestações da arte contemporânea, que desejamos estender a muitas bibliotecas em todo o Brasil”, pontua o Presidente da instituição.
Em 2013, a coleção Arte e Tecnologia chegou à marca dos 70 volumes, consolidando uma iniciativa precursora e fundamental para a divulgação da tecnologia como ferramenta de produção artística. Há oito anos, a coleção é peça-chave da biblioteca de arte e tecnologia mantida pelos Centros Culturais do Oi Futuro.