A Prefeitura de Curitiba vai contratar nos próximos dias 50 médicos para reforçar a atenção primária à saúde. Parte dos profissionais vai integrar equipes do programa Saúde da Família, que é uma das prioridades do município na área da saúde. O programa está em fase de ampliação e até o final deste semestre ampliará de 38% para 47% a parcela da população atendida, o que significa que chegará a cerca de 800 mil pessoas.
Os médicos que estão sendo convocados pela Secretaria Municipal de Saúde foram aprovados no concurso 03/2012 e estavam aguardando chamamento. A secretaria tem 50 vagas para preenchimento imediato, mas convocou 81 médicos. Os que não forem contratados imediatamente ficarão aguardando a abertura de novas vagas, já aptos para serem nomeados. Os profissionais convocados têm até hoje para levar a documentação necessária para nomeação e agendar o exame admissional.
Além dos médicos, também foram convocados três aprovados no concurso 02/2012 para técnico em saúde bucal, que também têm até dia 19 para se apresentar.
“Boa parte desses profissionais vai reforçar as equipes de Saúde da Família, pois uma das prioridades do plano de governo é ampliar o atendimento à população. Outros irão completar as equipes das unidades de saúde que estavam com vagas abertas, já que vários médicos se aposentaram recentemente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.
Outra medida adotada pela Prefeitura para reforçar a atenção primária à saúde é a ampliação do horário de atendimento de oito unidades de saúde. A US Camargo já funciona até as 22 horas desde a semana passada. Até o fim de maio, o novo horário será adotado também nas unidades Bairro Alto, Bairro Novo, Eucaliptos, Oswaldo Cruz, Ouvidor Pardinho, Concórdia e Vila Guaíra.