Moradores de rua recebem cartões para uso de banheiros públicos

Os primeiros cartões de identificação para moradores de rua que dão acesso a banheiros da Urbs em Curitiba começaram a ser entregues nesta quinta-feira (10). Quase 40 pessoas em situação de rua receberam em mãos seus cartões e poderão agora apresentá-los para utilizar gratuitamente os sanitários, que ficam na região central da cidade. Além dos cartões de acesso, este primeiro grupo de pessoas recebeu também um porta-documentos para guardar os cartões e documentos pessoais. Nesta primeira etapa, que vai até o final de março, cerca de 100 moradores de rua serão beneficiados pela medida.
“Quando o morador de rua faz suas necessidades fisiológicas em locais inadequados, isso afeta diretamente comerciantes e transeuntes, além de criar problemas de higiene e ambientais”, afirma a diretora de proteção social especial da Fundação de Ação Social (FAS), Angela Mendonça. “Uma iniciativa que reduza estes problemas colabora para que haja uma relação mais harmoniosa entre quem vive, quem trabalha e quem passa pelas ruas da cidade”, completa.
Os moradores de rua que estão no primeiro grupo que terá acesso aos banheiros públicos participaram de três encontros para apresentação das regras de uso dos equipamentos públicos e receberam uma lista com os regulamentos mais importantes a serem seguidos. Os banheiros estão instalados em áreas como terminais de ônibus e praças.
“Construímos essa normativa em conjunto e ela será afixada nos banheiros públicos para que sejam seguidas por toda a sociedade. Esperamos que este lote de cartões seja o primeiro e que outras pessoas busquem espontaneamente a FAS para fazer o seu cartão”, afirmou Mauricio Pereira, representante do Movimento Nacional da População de Rua. “Nós do Movimento Nacional estamos acompanhando todas as ações em Curitiba e sabemos que o estado do Paraná ainda não aderiu à Política Nacional para o Atendimento à População de Rua e não dá nenhuma contrapartida para o município”, disse.