Vendas no Dia dos Pais devem crescer 4% no Paraná, avalia SPC

As vendas para o Dia dos Pais neste ano devem crescer 4% no Paraná, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A estimativa é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Curitiba), cuja representação na capital paranaense é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e foi calculada com base nas consultas feitas ao banco de dados para compras em cheque e crediário.
Segundo o gestor presidente do CDL Curitiba, André Luiz Pellizzaro, a data é importante para o comércio paranaense da mesma forma que o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças, onde o ato de presentear é uma homenagem e não tem o compromisso de grandes gastos, não tendo o mesmo apelo que o Natal e o Dia das Mães.
“Esta previsão é o resultado dos baixos níveis em que se apresentam os índices de confiança do consumidor e, em especial, a alta de juros – fato que inibe o consumo –, e da inflação, que diminui a renda do consumidor”, avalia Pellizzaro. Ainda de acordo com a estimativa, o ticket médio para a data ficará em torno dos R$ 90 e os itens mais procurados devem ser roupas, calçados e perfumes.
Ainda de acordo com Pellizzaro, um ponto que tem ajudado a manter a economia tem sido o emprego que, segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apesar da queda, está se mantendo positivo tanto em Curitiba quanto no Paraná.