As nove unidades de saúde que estão fazendo o atendimento até as 22 horas registraram, do início de abril até agora, 12.279 procedimentos de saúde realizados somente no período noturno – de 19h às 22 horas. A maior procura é por consultas médicas, mas muitos usuários aproveitam o horário para vacinação e procedimentos odontológicos, além das consultas de enfermagem.
Desde o início de abril, a Prefeitura de Curitiba deu início a um processo de ampliação no atendimento em todas as regiões da cidade como forma de melhorar a assistência à população e oferecer alternativas para aqueles que não têm como agendar consultas durante o dia.
“Esta foi a primeira etapa de ampliação, com uma unidade básica de saúde em cada região da cidade funcionando até mais tarde. Nos próximos meses, o objetivo é que novas unidades passem a trabalhar com horário estendido”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.
A primeira ampliação ocorreu na US Camargo, no Cajuru, no dia 8 de abril. De lá pra cá, gradativamente, cada região passou a contar com uma unidade atuando com horário estendido. São elas: Camargo (Cajuru), Eucaliptos (Boqueirão), Bairro Alto (Boa Vista), Oswaldo Cruz (CIC), Vila Guaíra (Portão), Ouvidor Pardinho (Centro), Bairro Novo (Bairro Novo), Concórdia (Pinheirinho) e Santa Felicidade.
O aposentado Antenor Pereira de Novaes, usuário da US Camargo, procurou a unidade após sentir mal estar e dores de cabeça. “Eu tinha acabado de chegar de uma viagem à região Norte do País e fiquei preocupado. Tem tanta doença circulando por aí que eu achei que devia procurar um médico. Fiquei sabendo que tinha consulta para aquela noite mesmo e fui muito bem atendido por toda a equipe. Já estou com quase todos os resultados dos exames prontos. Foi tudo muito rápido”, afirmou.