Convênio vai melhorar inspeção de produtos de origem animal no Estado

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) vão trabalhar juntos no fortalecimento da fiscalização de produtos de origem animal. O convênio vai aproveitar a reestruturação da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Gipoa, da Adapar, e as atividades do Sebrae junto às pequenas e médias agroindústrias familiares para melhorar a qualidade do sistema produtivo.
A parceria ajudará também no trabalho de expansão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que possibilita o alcance de novos mercados, com comercialização dos produtos fiscalizados e inspecionados pelo Serviço de Inspeção do Paraná (SIP-POA), da Adapar. Este órgão é responsável pelo registro e fiscalização das empresas que produzem matéria-prima, manipulem, beneficiem, transformem, industrializem, preparem, acondicionem, embalem produtos de origem animal, e que fazem a comercialização intermunicipal.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, explicou que o trabalho em conjunto vai fortalecer a dinâmica da produção paranaense. “Queremos que todos os nossos agricultores tenham estímulos para cumprir as exigências necessárias para que se tenha alimentos saudáveis nas nossas mesas.