O Centro de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua – Centro Pop Rua, completa um ano neste mês. Instalado no bairro São Francisco, no Belvedere da Praça João Cândido, a unidade é a primeira, estadual, criada para dar apoio jurídico, habitacional, de saúde e emprego a quem mora na rua.
A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, responsável pelo imóvel, cedeu o espaço sob regime de concessão. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria entre as secretarias estaduais do Trabalho, da Família e da Saúde e do Ministério Público do Paraná, além do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria da Justiça. O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, também auxilia os moradores de rua.
Este é o primeiro centro estadual criado no Brasil com esse objetivo. Existem centros em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, mas são todos de âmbito nacional. Leonildo José Monteiro Filho é coordenador nacional do Movimento de População de Rua e também do Centro Pop.
ATENDIMENTOS
Em maio e junho deste ano, o Centro Pop realizou 72 atendimentos individuais e coletivos. Foram casos de solicitação de acolhimento, emissão de segunda via de documentos, passagem rodoviária, atendimento na área de saúde, tratamento de dependência química, orientação jurídica, denúncia de abuso de autoridade e lesão corporal, atendimento do Serviço Social da FAS – Curitiba e inclusão nas atividades do Centro Pop.
O Centro promove ações de inclusão social, defesa e tutela dos direitos humanos como articulação com instituições, coleta informações e traça o perfil dos moradores de rua para auxiliar na formulação e implementação de políticas sociais.
Estão disponíveis serviços de suporte e atendimento para registro de denúncias de maus-tratos e violação dos direitos humanos; assistência jurídica e o acompanhamento de inquérito; auxílio na busca de emprego; incentivo e o encaminhamento para a participação em atividades ligadas ao artesanato entre outras atividades; além de encaminhamento para atendimento psicossocial e médico.