Vinte anos dedicados ao amor pela corrida. A Procorrer, loja de artigos esportivos em Curitiba, foi criada em 1993 pelos empresários Roberto Grupenmacher, Rosa Teruchkin e Alexandre Grupenmacher, com a proposta de oferecer uma novidade na cidade. Segundo Roberto, a ideia de criar uma loja nos moldes que é a Procorrer surgiu em uma viagem para o exterior. “Eu morei um tempo fora do país e vi que não havia em Curitiba uma loja que se dedicasse a produtos esportivos. Quem precisava de um tênis diferente, para competição, tinha que importar. Então eu vi nisso uma oportunidade de negócio”, explica Roberto.
E deu certo. Nesses 20 anos de Procorrer, a loja até abriu seu leque de opções, oferecendo aos clientes artigos para a prática de basquete, camisas de times de futebol. Mas, em 2006, a opção de focar o empreendimento para os amantes e profissionais da corrida foi mais uma escolha certa dos empresários. Situada na Rua Vicente Machado desde que abriu as portas em Curitiba, a Procorrer conta com o que há de mais moderno em tecnologia para quem pratica corridas e os lançamentos das principais marcas de artigos esportivos do mundo. Existe apenas uma loja da Procorrer, mas há intenções de expandir o negócio para outras cidades da região sul.
Um dos grandes diferenciais da loja é o atendimento personalizado e exclusivo para quem precisa de uma orientação ou apoio na hora da compra. Roberto explica que todos os profissionais da loja são capacitados para ajudar os clientes. “Todos os sábados, nós temos uma equipe de fisioterapeutas que aplicam testes nos clientes para diagnosticar qual seria o melhor tipo de tênis para praticar corrida, de acordo com as particularidades de cada um”, conta o empresário. Esse teste, conhecido como Teste da Pisada, vai avaliar de que forma o cliente pisa: popularmente, identificado como “pisar para dentro” ou “pisar para fora” (características geralmente diagnosticadas quando há um desgaste maior em uma determinada área da sola dos calçados, em comparação com as demais partes da sola). Com base no resultado deste teste (que é gratuito), os profissionais da Procorrer indicam qual calçado mais adequado para o objetivo do cliente, seja para correr ou caminhar, como lazer ou profissionalmente.
Canela Fina: case de sucesso
Em 1998, a Procorrer inovou mais uma vez e criou seu site de vendas: www.procorrer.com.br . Roberto relembra que, no início, convencer as pessoas a comprar online era uma difícil tarefa. “Em 98, a internet, os cartões de créditos, eram usados por poucas pessoas. As pessoas às vezes compravam por telefone, mas sempre com medo de não receber o produto, de ser um golpe. Mas conseguimos mostrar que nosso trabalho é sério e, hoje, vendemos para milhares de cidades em todo o país”, explica o empresário.
No site da Procorrer, o cliente encontra todas as formas disponíveis para realizar sua compra. E mais um diferencial da loja: o sistema de entrega Canela Fina. Roberto explica que esse nome, para quem pratica corrida, é bem propício para o sistema de entrega mais rápido que a loja tem. “Canela fina é como são conhecidos aqueles atletas magrinhos, bem altos, que correm muito rápido nas pistas”, conta o empresário. O cliente que opta pelo Canela Fina, seguindo alguns critérios de compras online, pode receber seu produto no outro dia.
Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte
A história da Procorrer coincide com a história de uma das mais tradicionais corridas de Curitiba: a corrida do Parque Tingui. Tudo começou em 1996, segundo Tadeu Natálio, presidente da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte. “Nós fizemos a primeira corrida com 198 participantes. E desde então, todos os anos, mais próximo ao final do ano, nós continuamos a promover essa corrida no Tingui”, conta Tadeu.
A Associação Procorrer é uma entidade sem fins lucrativos, que visa promover e incentivar a prática de corridas em Curitiba. Além da corrida no Parque Tingui, a Associação promove outras famosas corridas, em um total de cinco corridas fixas no calendário dos atletas e amantes da corrida em Curitiba. Uma delas, a Corrida da Serra da Graciosa, tem o número limite de participantes, que são 700 inscritos, batido muito antes do prazo final das inscrições, com participação de pessoas de vários estados do país.
Neste domingo, a Procorer comemora aniversário com a Corrida 20 anos Procorrer, no Parque Tingui, onde tudo começou. Neste ano, seguindo o propósito de sempre inovar, a organização da corrida esticou o trajeto. Ao invés dos tradicionais 5 km e 10 km, serão 6,5 km e 12,5 km, aumentando um pouco mais os esforços dos competidores para atingirem suas metas.
Começando a correr
O número de pessoas que aderem às corridas em Curitiba aumenta a cada dia e é visível, verificando a quantidade de pessoas que ocupam as pistas dos parques da cidade para praticar a corrida. Tadeu dá uma dica importante para quem pretende começar. “Comece caminhando, depois, alterne trechos de caminhada e corrida, até seu corpo de acostumar”, explica o preparador físico que possui 45 anos dedicados ao esporte.
Roberto explica que o tênis para corrida é um equipamento. Portanto, precisa de investimento e cuidado na hora da escolha. “Nós temos tênis específicos para os profissionais das corridas que procuram calçados leves para reduzir seus tempos. Mas temos muitas opções que fornecem amortecimento e conforto, para que os passos na corrida fiquem ainda mais suaves, sem provocar lesões ou dores”, conta o empresário.
Uma das novidades na loja é o tênis que pesa aproximadamente 80 gramas cada pé (para fazer a comparação, um pé dos tênis comuns pesa, em média, 300 gramas), indicado para os atletas que procuram mais velocidade nas corridas. Outro lançamento é o tênis sem costura, que se calça como uma meia. O objetivo deste modelo é não machucar os pés com as tradicionais costuras firmes que os tênis possuem.
))) Franciele Lima